Praias de Camaçari

Praia de Busca Vida
Com 9 km de extensão, esta praia de ondas fortes e mar aberto encontra-se quase privatizada, com a construção de um grande condomínio no local. Para curtir suas belezas, incluindo uma lagoa de mesmo nome, o visitante poderá chegar a pé ou de bicicleta. Os surfistas apreciam bastante as boas ondas que rolam lá, durante quase todo o ano.

Praia de Interlagos
Como o seu próprio nome já revela, a região está "entre lagos", marcada por grandes dunas e um vasto coqueiral. A praia é de mar aberto com ondas fortes, o que atrai muitos surfistas. Tomada por um condomínio residencial de alto luxo, Interlagos só permite o acesso de automóveis dos moradores. Já para os pedestres, o acesso é livre.

Praia do Japonês
Bastante próxima a Jauá, sua vizinha mais famosa, esta praia é muito procurada por surfistas, que encontram no local, ondas com excelente formação em fundo de areia. O nome da praia foi atribuído ao seu primeiro habitante, um japonês.

Barra de Jacuípe
Situada a aproximadamente 58 Km de Salvador, a área abrange um povoado de mesmo nome, onde residem pescadores e pessoas que trabalham na região. Jacuípe é muito procurada para o veraneio, já que possui muitas casas em condomínios bem estruturados. O encontro do rio Jacuípe com o mar proporciona uma das mais belas paisagens do litoral norte. Dunas, coqueiral nativo, arrecifes e praias tranqüilas completam os atrativos. Uma paisagem deslumbrante, principalmente no pôr do sol, as águas tranqüilas do rio, são o palco perfeito para esportes aquáticos, é freqüente a presença de jet-ski em suas águas, a pesca também é uma prática assídua nestas águas. No pequeno porto é possível alugar uma canoa para passear no rio ou simplesmente fazer a travessia até uma ilha deserta formada pelos rios Capivara, Jacuípe e pelo mar. O local ainda é muito bom para o camping. Atenção apenas com mar, que, durante a maré alta, apresenta correntezas e ondas fortes.

Praia de Arembepe
Arembepe fica a mais ou menos 30 km de Salvador em direção ao norte. É possível chegar até lá pela Linha Verde, estrada que liga Salvador a Aracajú. A mais famosa aldeia Hippie do Brasil é um distrito de Camaçari, município que abriga belas praias e um dos maiores pólos petroquímicos do país. Sua beleza já encantou personalidades como Janis Joplin e os Novos Baianos, que lá fizeram longas estadias durante os anos 60. Várias cabanas rústicas se espalham por uma área cercada pela lagoa do Rio Capivara e pelas piscinas naturais formadas pelos recifes da praia. A praia, além de possuir águas cristalinas, também abriga uma das mais importantes iniciativas de proteção ambiental do Brasil, o Projeto Tamar, com áreas cercadas para proteger os ovos de tartarugas marinhas. O passeio a Arembepe vale a pena, tanto pelo clima de paz, quanto pelas diferentes opções de lazer que o lugar oferece.

Praia de Guarajuba
A praia de Guarajuba está localizada no km 43 da Estrada do Coco e possui um dos melhores potenciais turísticos do Litoral de Camaçari. Isso acontece graças a sua notável infra-estrutura. O local é totalmente urbanizado possuindo muitos condomínios, ruas arborizadas, boa sinalização, calçadão com ciclovia em toda extensão de sua orla, barracas de praia, bons restaurantes, sorveterias, shopping, casas noturnas, lanchonetes, delicatessens, lojas de conveniência, pousadas, hotéis, policiamento constante, fazendo de Guarajuba o “point” da região.

Praia de Itacimirim
A última praia da Estrada do Coco é também uma das mais bonitas. Aproximadamente a 48 km do Aeroporto Deputado Luiz Eduardo Magalhães em Salvador e a 6 km de Praia do Forte no início da Linha Verde, Itacimirim desponta no cenário das belas praias do Litoral Norte da Bahia como uma das mais harmoniosas e sossegadas. O principal potencial turístico é sua geografia. Originada de uma vila de pescadores, Itacimirim é formada por uma estreita faixa de terra tendo a leste o Oceano Atlântico e a oeste as lagoas Guarajuba e Velado por onde correm as águas de rio Itacimirim. Com um resort de alto luxo, restaurantes e boas barracas de praia, Itacimirim é marcada por sua boa infra-estrutura. Ao norte, o Rio Pojuca encontra o mar, deixando as águas mais escuras e atraindo muitos peixes, como o Robalo. Com um grande número de casas de veraneio, o movimento no local só aumenta nos grandes feriados e no verão. Durante o resto do ano, a população nativa e os surfistas, interessados nas belas ondas do local, povoam a praia de forma constante. Itacimirim é um refúgio perfeito, para dias de descanso inesquecíveis.

Praia de Jauá
A praia de Jauá está localizada entre os Km 15 e 16 da Estrada do Coco e é a primeira praia com acesso livre do Município de Camaçari. Pelo grande número de moradores permanentes, a localidade adquiriu um clima de cidade pequena. Em sua orla as noites de verão pegam fogo, recebendo um número muito grande de jovens que lotam seus bares. A praia de Jauá é perfeita para quem gosta de apreciar uma cerveja gelada, uma água de coco, comer um apetitoso acarajé ou saborear um delicioso prato de frutos do mar. São mais de 50 opções de barracas de praia pronta para servir aos seus visitantes, além de restaurantes, pousadas, mercado, farmácia, locadoras de filmes, praças, belas paisagens e um povo hospitaleiro. A sua orla de aproximadamente 2,5 KM de extensão é composta por 4 praias respectivamente, do sul ao norte: Praia do Japonês, Sororoca, Pedra da Baleia e Praia do Grilo. Oficialmente, o seu nome é uma referência a uma espécie de papagaio típica da região, que faz seus ninhos em coqueirais. O clima do local é muito agradável, deixando ótimas impressões naqueles que o visitam.
 

Bahia.com.br
Copyleft 2014