Praias de Mucuri

Praia da Costa Dourada

Distante apenas 5 km da divisa entre Bahia e Espírito Santo, esta praia semideserta tem, como principais características, um paredão de falésias e areias muito extensas que, na maré baixa, chegam à 30 m de largura. Seu acesso é dificultado não somente pela distância que possui em relação às cidades da região, mas também por um cinturão de Eucaliptos, que tomou o lugar da Mata Atlântica nativa. Alguns riachos recortam sua paisagem na parte interior. Já na praia, os muitos arrecifes formam belíssimas piscinas naturais, ideais para banho e mergulho. A infra-estrutura é pequena, com poucos bares, restaurantes e pousadas.

Praia da Jacutinga
Com uma grande extensão, areias largas e desertas, a Jacutinga foge um pouco das características presentes nas praias da região. De mar aberto, apresenta ondas fortes, ideais para a prática do surf. A vegetação predominante é a restinga, que se mistura com as pequenas casas de pescadores nativos.
Praia de Malvinas e Praia do Pôr-do-Sol
Praias vizinhas que apresentam traços similares. Suas águas são tranqüilas, mornas e esverdeadas, apresentando boas condições para banho, a qualquer hora. Na Praia do Pôr-do-Sol fica um dos únicos pontos de desova de tartarugas marinhas em todo o litoral sul da Bahia.

Praia do Centro
Praia central da Localidade de Mucuri apresenta águas mornas e tranqüilas, ideais para banho e prática de alguns esportes náuticos. Sua paisagem mescla coqueiros e algumas casas de veraneio. Localizada dentro da cidade, possui boa infra-estrutura, com inúmeras cabanas de praia, especializadas na culinária local.

Praia dos Lençóis da Velha
As areias brancas, que inspiraram o nome do local, compõem a paisagem junto com rochas, coqueirais e falésias. Estas últimas proporcionam um espetáculo à parte, já que apresentam várias camadas de diferentes cores em sua face.

Praia da Barra
Esta praia situa-se na margem direita do Rio Mucuri, litoral sul, início da Área de Proteção Ambiental da Costa Dourada. Apresenta areias planas, vegetação rasteira e mar bastante agitado, pelo fato de estar próxima à foz do rio. Não tem qualquer infra-estrutura, mas é ponto de partida para quem vai fazer trekking na Costa Dourada. Para alcançá-la, a maioria dos freqüentadores atravessa o rio de barco ou de canoa, sendo que o acesso mais fácil é feito a partir da cidade.

Praia dos Coqueiros
O rio das Ostras desemboca nessa praia, oferecendo uma deliciosa opção para o banho de água doce. O local é muito freqüentado por banhistas e pescadores. Estes últimos encontram na barreira de arrecifes, bem próxima às falésias, um quebra-mar natural, excelente para a pesca de arremesso. A praia dispõe de pequena infra-estrutura, com poucas barracas e restaurantes.

Praia do Riacho Doce
Seu nome justifica-se pela existência de um belo riacho com mesmo nome, que, além de oferecer boa opção para banho, assinala o fim do litoral baiano no sentido sul. Localiza-se em uma zona de praias praticamente desertas, que inclui a Praia do Sossego e a Costa Dourada. Marca o início da melhor rota de trekking costeiro do sul do estado, ideal para uma grande aventura, com camping selvagem.
 

Bahia.com.br
Copyleft 2014