Praias de Salvador

Praia do Botelho/ Ilha de Maré
Com areias semidesertas e águas bem mornas, a Praia do Botelho pode ser considerada uma síntese de toda a ilha. No local é comum a prática de mergulho e outros esportes náuticos, já que o mar apresenta-se sempre tranqüilo. Um bom restaurante, com píer próprio, atrai muitas escunas e embarcações turísticas ao local.

Praia das Neves | Ilha de Maré
Esta é a mais bem estruturada praia da Ilha de Maré. Seu mar, de águas mornas e sem ondas, é margeado por vastas areias O local é ideal para passeios de caiaque e jet-ski, além de mergulho, somente quando a ausência de ventos mantém seu mar cristalino. A igreja de Nossa Senhora de Santana, datada de 1552, é uma excelente dica de passeio.

Loreto | Ilha dos Frades
Praia de águas mansas, mornas e cristalinas, que mesmo estando próxima à refinaria local, se mantém preservada. As condições para banho são formidáveis em qualquer período das marés. No entanto, com a vazante, descortina-se uma grande e bela piscina natural, muito boa para o mergulho. Na parte sul, numa pequena enseada, fica a pitoresca Igreja de Nossa Senhora do Loreto, que também merece uma visita. Para estadia, a grande pedida é o camping selvagem, já que o local tem uma baixa infra-estrutura.

Paramana | Ilha dos Frades
Na parte central da ilha está situada esta bela praia de águas mornas e calmas. Durante a vazante da maré, surgem, no trecho próximo ao caís, belas piscinas naturais, consideradas excelentes para pesca de linha e mergulho. As areias são alvas e abrigam barracas especializadas no preparo de pescados. Rumo ao interior da Ilha, em meio aos focos preservados de Mata Atlântica, estão alguns riachos e cachoeiras, ideais para banhos de água doce.

Ponta de Nossa Senhora | Ilha dos Frades
Mais freqüentada e famosa dentre as praias da localidade, a Ponta de Nossa Senhora é o local perfeito para um dia em família. Sua praia sem ondas e de águas transparentes é ideal para o lazer das crianças e prática de esportes náuticos. Na areia, palco de outros esportes como o “frescobol”, existem boas barracas especializadas em mariscos.

Praia da Viração | Ilha dos Frades
Margeadas pela mata atlântica e por algumas formações rochosas, as areias desertas de Viração são mais procuradas pelos adeptos do nudismo. O mar apresenta as mesmas características em toda a região, possibilitando banhos deliciosos em qualquer fase da maré. Sem infra-estrutura, o local é ideal para passeios diários ou o camping selvagem.

São Tomé de Paripe
Situada no extremo sul do litoral de Salvador, esta praia, de águas mansas, torna-se o grande point da região nos finais de semana. A orla oferece bares e restaurantes especializados no preparo de frutos do mar. No local há um caís que liga a capital às Ilhas dos Frades e de Maré. Praias das redondezas estão inseridas em um projeto ambiental de despoluição, uma iniciativa tomada pela prefeitura da cidade.

Ribeira
Praia mais famosa da chamada “Cidade Baixa” (orla sul da cidade), a Ribeira ganhou notoriedade pela sua movimentada orla, repleta de bares e bons restaurantes. As areias são extensas e possuem muitas barracas de praia. A marca registrada do lugar é o seu sorvete, apontado como o mais tradicional e saboroso de Salvador. Durante os fins de semana, centenas de pessoas saem de outros extremos da cidade para se deliciarem no local, que oferece ainda uma disputada carne do sol com pirão de aipim.

Porto da Barra
Predileta entre os turistas, sobretudo por sua localização, o “Porto” ,como é conhecido o local, compreende uma pequena enseada 600 metros, com águas cristalinas e calmas durante a vazante. O local tem um traço peculiar, possuindo apenas uma barraca convencional e dezenas de vendedores autônomos de cerveja e petiscos. Sua paisagem lembra muito as praias do Rio de Janeiro, já que os visitantes se espalham nas areias ao invés de barracas. Mergulho, vôlei e frescobol são esportes bastante praticados no local, que é muito bem freqüentado, sobretudo durante a semana.

Farol da Barra
A praia mescla pontos de águas tranqüilas, com outros ideais para a pratica de surf. Não é tão procurada para banho quanto o Porto, mas apresenta águas mornas e cristalinas, que compõem uma bela paisagem. A riqueza arquitetônica é enorme, sediando, inclusive, o mais conhecido ponto turístico da cidade: o Farol da Barra.

Ondina
Em sua orla, os trios se despedem nos dias de carnaval. O mar geralmente se apresenta cristalino, proporcionando banhos e bons mergulhos durante a vazante, fase da maré em que surgem algumas piscinas naturais. As areias são pouco extensas, mas apresentam inúmeras barracas no trecho sul. Ao norte, no sentido Rio Vermelho, a ausência da barreira de corais faz com que as ondas penetrem com bom volume na enseada, permitindo um surf radical. Localizada em um bairro nobre, de mesmo nome, a sua região ainda inclui na parte interior: o Palácio do Governador, o Zoológico municipal e o Alto de Ondina, um famoso mirante natural.

Rio vermelho
Se o desejo for o de dar um mergulho no mar, deve-se procurar o único trecho despoluído desta área, conhecido popularmente como “Buracão”. No entanto, para curtir agitos, apreciar bons restaurantes e hotéis, e provar o melhor acarajé do mundo, o Rio vermelho, de fato, é o lugar. Conhecido como o “point da Boemia”, o local é palco da grande festa do dia 02 de fevereiro, data em que milhares de pessoas lotam toda a orla do local, para demonstrar uma impressionante devoção por Iemanjá, a “Rainha das águas”.

Amaralina
As areias extensas do local são palco de alguns esportes como o beach soccer e o vôlei de praia. O mar apresenta ondas fortes durante a maré alta, o que atrai alguns surfistas ao local. Nos dias de sol, quando as águas estão menos mexidas, surgem excelentes pontos de mergulho junto aos corais. Outro ponto notável em Amaralina é o famoso “Quiosque das baianas”, onde cerca de seis delas servem deliciosos acarajés durante todo o dia.

Pituba
Considerado impróprio para banho, o lugar costuma ser mais requisitada na sua parte interior, onde estão bons hotéis e restaurantes. O bairro, de mesmo nome, ainda detém a melhor infra-estrutura da cidade, contando com danceterias, fast-foods, shoppings e teatros. A sua orla foi reurbanizada, oferecendo no complexo do Jardim dos Namorados e no Parque Costa Azul, ciclovia, pista de cooper, anfiteatro, aparelhos para musculação e quadras poli-esportivas.

Jardim de Alah
Seu mar ocasionalmente encontra-se impróprio para banho, devido a sua proximidade com os emissários da Pituba. Sua marca registrada, no entanto, é um tapete de grama cercado por coqueiros. O detalhe é que ele fica sobre uma pequena falésia, funcionando como um mirante natural. Durante a alta estação, o local é palco do Projeto Verão Light, que oferece aulas de aeróbica, alongamento e ginástica para a comunidade. A praia tem extensas areias onde se pratica alguns esportes. As ondas são fortes e cavadas, oferecendo boas condições para o surf.

Armação
A praia mantém as mesmas características da vizinha, Jardim da Alah. Nas areias largas e alvas costuma haver a prática do vôlei de praia e do beach soccer. O calçadão que a margeia é um dos prediletos para o cooper e ciclismo. O mar é desaconselhado para banho em virtude da sua força, fato este que acaba atraindo os amantes do surf.

Praia do Corsário
Considerada boa para banho durante a vazante das marés, já que suas águas apresentam-se mornas e com menos ondas. A direção do vento às vezes muda, fazendo surgir boas ondas para o surf no local. Sua faixa de areia é larga, privilegiando a prática do frescobol e do beach soccer.

Praia de Jaguaribe
Esta talvez esteja entre as três praias mais freqüentadas da orla de Salvador. Suas areias alvas são repletas de cabanas, especializadas no preparo de petiscos do mar. Existe um trecho, mais ao norte onde tradicionalmente ocorrem partidas de futevôlei, beach soccer e frescobol. Jaguaribe também é um grande point dos jovens, muitos deles atraídos pelas boas ondas do local. Alguns campeonatos de surf, inclusive, são realizados em suas águas.

Piatã
Praia de mar aberto, com boas ondas para o surf, Piatã não difere muito das suas vizinhas. As águas mornas apresentam boas condições para banho, principalmente durante a maré baixa. Suas areias dispõem de alguns espaços para a prática de esportes. O calçadão que margeia sua orla é bastante requisitado para caminhadas matinais e ciclismo.

Itapuã
Recanto predileto de algumas personalidades, como Juca Chaves e Calasans Neto, Itapuã alcançou fama internacional mesmo, com a famosa composição de Vinicius de Moraes: “Uma tarde em itapuã”. As areias contam com presença de coqueiros e formações rochosas. No local, ainda é possível saborear um delicioso acarajé junto a duas das “baianas” mais famosas da cidade: Cira e Deja. A dica é visitar as faixas de praia da Rua K e do Farol de Itapuã, já que estes trechos apresentam maior infra-estrura e piscinas naturais, excelentes para banhos em família.
Stella Maris
A praia está entre as mais badaladas do verão de salvador. Suas areias apresentam-se bem extensas durante a maré baixa, ocasião em que afloram arrecifes e piscinas naturais. O surf também é muito praticado, colocando o local na rota das principais competições regionais. A sua paisagem inclui, ainda, vastos coqueirais, vegetação de restinga e condomínios de alto luxo.
Praia do Flamengo
De sua vizinha Stella Maris até Ipitanga, praia já pertencente ao município de Lauro de Freitas, localiza-se uma faixa super badalada do litoral metropolitano. Dentro deste trecho, a Praia do Flamengo também conta com uma excelente infra-estrutura e inúmeros “vilages”, que podem ser alugados para temporadas. O mar apresenta trechos com arrecifes, que durante a vazante da maré formam piscinas naturais. O surf também é bastante praticado, já que ondas bem cavadas costumam surgir em alguns pontos.
 

Praia de Aleluia
Com apenas 500 metros de extensão, Aleluia se consolidou nos últimos anos, como o grande point da juventude bonita de Salvador. Seu formato segue o das praias cariocas mais tradicionais, com cangas e sombreiros nas areias, e sem qualquer barraca/restaurante. Apenas alguns vendedores de sanduíches naturais, acarajé, mariscos, bebidas e artesanato servem no local. Surf e frescobol são os esportes rotineiramente praticados, no entanto, a grande marca de Aleluia é o clássico desfile de corpos perfeitos em suas areias.
 

Bahia.com.br
Copyleft 2014