Abrolhos | Caravelas

imagemdestaque_data,0,731f54c1-ad18-46fc-9752-903f929bba0b.jpg

O Arquipélago de Abrolhos, localizado no município de Caravelas, abriga uma das maiores concentrações de peixes por metro quadrado do planeta, em quantidade e variedade. Barracudas, sargo-de-beiço, budião, peixe-frade, guarajuba, pescada-gaiva, bicudas, peixe-papagaio, peixe-cirurgião, peixe-anjo, peixe-borboleta, cioba ou vermelho, agulha, moréia, baiacu-espinho, xaréus, jaguricá, balemas, piragicas, cereletis, cocorocas, badejos, cavalo-marinho e ricos bancos de camarões formam o vasto ecossistema marinho, enfeitado pelos maiores e mais ricos recifes de corais de todo o Atlântico Sul.

Paraíso de águas rasas e cristalinas, Abrolhos reúne as condições perfeitas para a prática de mergulho, tanto do tipo contemplativo, quanto o de exploração de naufrágios, como o do famoso cargueiro Rosalina, que afundou no início do século XX, e nas cavernas submarinas, acompanhados de guias. Um verdadeiro safári fotográfico a 30 m de profundidade, sob feixes de cores e luzes no silencioso e grandioso fundo do mar.

Formado por cinco ilhas – Santa Bárbara, Sueste, Redonda, Siriba e Guarita – Abrolhos foi assim nomeado por conta de alertas dos navegantes portugueses no século XVI: "Quando te aproximares de terra, abre os olhos". Mas, o que antes representava um perigo às naus lusitanas, hoje se consolida como um dos mais belos roteiros ecoturísticos no litoral sul da Bahia, habitat de uma vasta fauna e flora marinha, e palco de cenários de rara beleza em um local abençoado pela natureza.

Sob suas águas, o espetáculo fica por conta das Baleias Jubarte, que se exibem em saltos e piruetas aos olhos do visitante. Na porção terrestre do Parque Nacional Marinho de Abrolhos, as tartarugas desovam, enquanto atobás, fragatas, pilotos e grazinas, em diferentes épocas do ano, dão o ar da graça para construir seus ninhos. O Parque recebe, anualmente, mais de 15 mil visitantes monitorados pelo IBAMA e pelo Instituto Baleia Jubarte. O farol (fabricado na França), localizado na ilha de Santa Bárbara, ilumina a noite dos navegadores.


Atrações

  • Aves Marinhas de Abrolhos

    Das 26 espécies de aves marinhas já encontradas em Abrolhos, apenas...

  • Baleada

    O espetáculo fica por conta das baleias jubarte, migrantes do pólo...

  • Espécies em extinção

    Ararinha Azul A ararinha-azul (Cyanopsitta spixii) foi considerada extinta pelo...

  • Kitongo

    Praia a 8 km da sede; o acesso é asfaltado.  Praia de águas calmas...

  • Mergulho

    O mergulho provoca a sensação de conhecer lugares realmente desconhecidos. Viajar...

  • Nossas costas

    Com praias para todos os estilos e gostos, da Costa do Coqueiro ao Descobrimento,...

Outras Informações

  • Características
  • Telefones Úteis
  • Como Chegar

Roteiros


Bahia.com.br
Copyleft 2014