Campo Formoso

Campo Formoso era originalmente habitado por indíos Sapoiás, Paiaiás, Tocós e Secaquerinhéns, extintos e pertencentes ao grupo Quirirus, que formavam a grande nação dos Tapuias. Com a colonização, foi instalada no século XVII uma povoação, chamada Freguesia Velha de Santo Antônio do Sertão da Jacobina, a mais antiga do norte da Bahia.

Localizada na encosta da Serra da Jacobina, Campo Formoso é uma cidade cheia de ladeiras e colinas. Sobre o Morro dos Alecrins situa-se o centro comercial, as repartições públicas, os hotéis, hospital, igrejas e antigas residências. O visitante pode percorrer a pé ou em montarias de cavalo ou jumento trilhas encantadoras, entre prados e campos verdejantes, contemplando cenários emoldurados por serras e montes, rios e riachos.

A cidade é conhecida por suas grutas e pelo comércio de esmeraldas. Em seu território há muitas cavernas com diversos tipos de formação interior, além da maior gruta, em extensão, do Hemisfério Sul: a Toca da Boa Vista, maior caverna conhecida do Brasil, com mais de 120 km de galerias mapeadas até 2007, é um dos mais importantes sítios espeleológicos e paleontológicos brasileiros. Esta e as cavernas vizinhas Toca da Barriguda, Toca do Calor de Cima, Toca do Pitu e Toca do Morrinho, constituem um conjunto de relevância geológica mundial.


Atrações

Outras Informações

  • Características
  • Artesanato
  • Gastronomia
  • Manifestações Culturais
  • Telefones Úteis
  • Como Chegar

Roteiros


Bahia.com.br
Copyleft 2014