Feira de Santana

Feira-de-Santana.jpg

Município situado a 107 km da capital, Salvador, à qual se liga através da BR-324. Funciona como entroncamento do tráfego que vem do Sul e do Centro Oeste e se dirige para Salvador e outras importantes cidades nordestinas.

Feira de Santana é a cidade de origem de poetas, como Godofredo Filho e Eurico Alves. Além disso, nela também nasceram Juraci Dórea (artística plástico e poeta), o polêmico cordelista Franklin Maxado e o músico Carlos Pita. Eurico Alves (1909-1974) cantou a cidade em diversos dos seus poemas, como na sua famosa "Elegia para Manuel Bandeira". Cidadãos ilustres: Maria Quitéria vestiu-se de soldado para lutar a favor da Independência da Bahia; Pedro de Alcântara Bacelar, médico e político, nasceu em Feira de Santana em 1875, faleceu em Manaus em 1927; foi prefeito de Humaitá (Amazonas) e governador do Amazonas.

Feira de Santana é famosa também por suas festas típicas, como a da Senhora Sant’Ana, na segunda quinzena de janeiro, Bumba-meu-boi, Segura-a-véia, Burrinha e outros folguedos populares. A Micareta de Feira, conhecida como Carnaval fora de época, comemorada na cidade 15 dias após a Páscoa, foi a primeira do Brasil. A cidade promove também outras festas famosas, como o Festival de Violeiros, realizado em setembro, e a Corrida de Jegues, em novembro.

O Observatório Astronômico Antares, situado no bairro do Jardim Cruzeiro e atualmente administrado pela Universidade Estadual de Feira de Santan (Uefs) é outra atração. A cidade também possui museus, a exemplo do de Arte Contemporânea, a Casa do Sertão e o Museu Regional. As Igrejas Senhor dos Passos (em estilo neo gótico), Nossa Senhora dos Remédios e a Catedral de Santana (Matriz) são destaques arquitetônicos da cidade. O município também é muito visitado pelo "Feiraguai", uma espécie de centro comercial, composto por centenas de camelôs, que comercializam produtos importados, como eletro-eletrónicos, roupas, calçados, brinquedos, artigos para casa e escritório e outros, onde, em sua maioria, são importados do Paraguai.


Outras Informações

  • Características
  • Artesanato
  • Telefones Úteis
  • Como Chegar
Bahia.com.br
Copyleft 2014