Madre de Deus

Composta pelas ilhas de Maria Guarda, Vacas e Coroa do Capeta, Madre de Deus encanta pela diversidade de belezas naturais, com seus ricos ecossistemas de Mata Atlântica, manguezais e restingas. O município faz parte do arquipélago da Baía de Todos os Santos e está ligado ao continente através de uma ponte.

O casario arquitetônico do século XIX mantém-se preservado ao longo das ruas e nas edificações. Destaque para a Casa dos Dois Leões e a de Antônio Balbino, ex-governador da Bahia, localizadas na praia do Suape. Outras belas construções seculares são as duas casas no alto da Matriz e a Igreja da Matriz de Nossa Senhora de Madre de Deus, datada de 1670.

Caminhando pelas ruas da cidade, encontram-se, ainda, as belas fontes do Jauá, Ouricuri, Dendê e da Quitéria. Uma boa pedida é alugar um barco no Porto do Mirim e desbravar as belezas naturais ao longo da costa e contra-costa da ilha. Ao todo, 26 barcos fazem a travessia regular para as outras ilhas e estão disponíveis para aluguel.

O artesanato da região é rico em trabalhos em madeira, conchas de moluscos, tapeçarias, renda de bilro e miniaturas de barcos típicos. A culinária típica, baseada em moquecas de siri-mole, camarão, lagosta, sambá e peguari (molusco) e caldo de sururu, é um convite à boa degustação e um presente ao paladar.


Atrações

Outras Informações

  • Características
  • Artesanato
  • Gastronomia
  • Telefones Úteis
  • Como Chegar
Bahia.com.br
Copyleft 2014