Palmeiras

pai_inacio.jpg

Atrações naturais não faltam no município de Palmeiras. Em plena Chapada Diamantina, a cidade é rota certa para quem é fã do contato direto com a natureza. Em meio a imensos paredões, rios, grutas e cavernas, a grande atração é a estonteante Cachoeira da Fumaça. Do alto dos seus 370m de altura, o intenso fluxo de água mal consegue tocar o poço, se espalhando pelo ar como se fosse vapor e dando a impressão de uma grande nuvem de fumaça; daí seu nome. Um espetáculo de rara beleza, onde a natureza impera absoluta, e um deleite para os praticantes de rapel.

Palmeiras faz parte da Unidade de Conservação e do Parque Nacional da Chapada Diamantina (PARNA), mas nem só de trilhas em meio à mata intocada e aventuras radicais vive a cidade. A descoberta de jazidas de diamantes, às margens do riacho Lajedinho, atraiu grande contingente de garimpeiros na corrida por pedras preciosas e, atrás deles, comerciantes, colonos, jesuítas, contrabandistas e estrangeiros consolidaram a ocupação local da, até então, Vila Bela das Palmeiras.

Ainda hoje, a cidade concentra sua atividade econômica na exploração de diamantes, carbonatos, cristal de rocha e calcário, e conserva intacto o importante casario histórico, facilmente observado no Palacete dos Alcântaras, na Prefeitura Municipal, Igreja Matriz do Bom Jesus e nas diversas capelas e casarões de bela fatura. Nas feiras de sábado, uma verdadeira miscelânea, a cultura regional mantêm-se preservada, a exemplo das caravanas que chegam no lombo de burros. Junto com o Centro Comercial Regional, reúne todo tipo de artesão e agita o comércio local.


Atrações

Outras Informações

  • Características
  • Gastronomia
  • Telefones Úteis
  • Como Chegar

Roteiros


Bahia.com.br
Copyleft 2014