Saúde

Saúde.jpg

A história da cidade de Saúde remonta a primitivos assentamentos de bandeirantes erguidos em uma área habitada originalmente por índios da tribo dos Paiaiás. Esses assentamentos converteram-se mais tarde em um povoado sob administração de Jacobina, denominado Arraial de Nossa Senhora da Saúde.

O nome "Saúde" deve-se ao fato de que a região onde se ergueram os primeiros assentamentos era considerada benéfica para a saúde dos que ali pernoitavam. Em 1914, Saúde foi alçada à categoria de vila, mas somente em 1933 obteve definitivamente a emancipação como município.

Distante 353 km de Salvador, Saúde está situada numa região de relevo montanhoso. A sede do município possui uma altitude de 542 m e está localizada ao pé da Serra de Santa Cruz. Os principais rios da região são o Paiaiá, o Rio das Pedras e o Itapicuru, que separa Saúde do município de Pindobaçu, ao norte. O turismo é centrado basicamente em torno das cachoeiras do Paiaiá e do Paulista. A padroeira da cidade é Nossa Senhora da Saúde, cuja festa anual é comemorada no dia 8 de setembro. Há diversas manifestações populares durante as festas juninas, especialmente no São João.


Atrações

Outras Informações

  • Características
  • Gastronomia
  • Telefones Úteis
  • Como Chegar

Roteiros


Bahia.com.br
Copyleft 2014