Teofilândia

Distância 194 km da capital, o município tem população estimada em 21.382 habitantes. Aproximadamente em 1723, devido a uma seca que atingiu a região, alguns vaqueiros da antiga fazenda chamada de Vargem de Baixo, de propriedade dos irmãos João Manoel e Manoel João da Silva, saíram em busca de água e alimento para o gado. Cansados, os vaqueiros pararam próximo de uma vereda (caminho estreito no meio da caatinga), e dormiram.

Ao acordarem e não encontrando o gado, seguiram os rastros e descobriram um lajedo (afloramento rochoso), que em suas pequenas cavidades acumula água, ao que chamamos de caldeirões ou tanques de pedras. Onde não só os animais que eles pastoreavam, estavam próximos, bem como outros animais que por ali pastavam e bebiam. Ao retornarem à fazenda, avisaram aos patrões, que aviam encontrado um caldearão, ou Tanque de Pedras.

Os irmãos João Manoel e Manoel João, transformaram o lugar em mais uma fazenda, provocando o crescimento imediato do local. Muitos anos depois a fazenda foi aberta, José Santiago de Oliveira construiu a primeira casa, vindo outras em seguida. Chegando outros moradores, o local passou a ser chamado Arraial de Pedras. O Arraial foi crescendo, e, em 1953, foi transformado em distrito com o nome de Itapirú que pertencia a Serrinha. Foi mais tarde denominada Teofilândia, em homenagem a um filho da localidade, o contador, Joaquim Teófilo de Oliveira.


Atrações

Outras Informações

  • Características
  • Telefones Úteis
  • Como Chegar
Bahia.com.br
Copyleft 2014