Bahia terá horário de verão

itacare_-_praia_da_tiririca_-_foto_gabriel_carvalho-setur.jpg

O governador da Bahia, Jaques Wagner, anunciou nesta segunda-feira (3), que o Estado voltará a adotar o Horário de Verão, depois de oito anos. De acordo com o gestor, a decisão está lastreada numa análise das condições de luminosidade na Bahia, na qual revelou que o sol nasce de 45 a 47 minutos mais cedo neste período, no Estado, descartando prejuízos à população. "Peço desculpas a quem discorda, mas a decisão foi tomada depois de muita consulta", disse Wagner em entrevista ao apresentador João Dória Junior.

Wagner também justifica a adesão ao horário de verão por permitir negociação com empresas do Sul, Sudeste e Centro-oeste, que aderem à mudança no relógio. "Não tem por que colocar a Bahia fora do resto do Brasil. Quando Brasília abre o dia, a gente ainda não começou. Quando a gente ainda está funcionando, Brasília já fechou", explica.

O secretário de Turismo do Estado, Domingos Leonelli, já tinha se manifestado favoravelmente à decisão e disse que o alinhamento dos relógios com o restante do país seria bom para o segmento que representa. “Acho que a medida deveria ser válida para todo o Brasil. Creio também que a Bahia não poderia ficar de fora, sob o ponto de vista do turismo, pois os nossos maiores emissores de visitantes estão em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal”, disse.

O presidente do Conselho Baiano de Turismo, Sílvio Pessoa, comemorou a decisão. Em carta enviada ao governador, antes da decisão do Chefe do Executivo Estadual, os empresários do setor afirmaram que a sinalização favorável ao horário seria muito boa para os turistas e também para os moradores de Salvador e Litoral Norte. “Com certeza, estando no mesmo horário do restante do país, será vantajoso para todos. Viveremos os mesmos momentos e com certeza nossos turistas se encantarão ainda mais com a nossa Bahia”, afirmou Sílvio Pessoa.

Com o horário de verão, os relógios devem ser adiantados em uma hora, no dia 16 de outubro.

Bahia.com.br
Copyleft 2014