Euclides da Cunha: história e religiosidade

Monumento ao Euclides da Cunha Ba. Foto Rita Barreto(13)

A cidade tem ligação direta com o episódio de Canudos. Alguns pontos turísticos fazem referência à guerra, como a casa onde se hospedou o major Moreira César, na praça da Bandeira; o painel de azulejos, na praça Duque de Caxias, que retrata a guerra de Canudos; e o acervo do escritor e poeta José Aras, que ocupa uma sala do Educandário Oliveira Brito.

Durante a guerra de Canudos, as forças republicanas permaneceram em acampamentos como se fosse um quartel-general, quando Euclides da Cunha ainda se chamava Cumbe. Hoje, a cidade leva o nome do famoso jornalista-escritor que imortalizou a saga de Antônio Conselheiro, através do clássico Os Sertões.

A feira da cidade, que ocorre aos sábados, na praça Rui Barbosa, no Centro, configura-se numa atração à parte. Como o comércio da cidade é um dos melhores da região, a feira é muito movimentada e dela participam camponeses de várias localidades vizinhas.

Atrações de cunho religioso, a capela da Santíssima Trindade e a Capela de São Vicente estão localizadas no povoado do Massacará. A primeira, datada do século XVII, a igreja guarda uma réplica da imagem de Nosso Senhor da Trindade (a original encontra-se em Roma). Já a segunda está instalada na pedra do consolo, uma rocha que se assemelha a um monstro marinho.

Para mais informações, basta acessar o portal oficial de Turismo da Bahia pelo link: http://www.bahia.com.br/cidades/euclides-da-cunha.

 

Principais Atrações

·        Capela da Santíssima Trindade

·        Capela de São Vicente

·        Fauna e Flora

·        Artesanato: barro e piaçava

 

Infraestrutura

O parque hoteleiro de Euclides da Cunha possui 439 leitos

 

Gastronomia

·        Cozinha sertaneja

 

Distâncias

Salvador: 334 km

Porto Seguro: 850 km

Rio de Janeiro: 1.716 km

São Paulo: 2.030 km

Brasília: 1.553 km

Belo Horizonte: 1.455 km

 

Como chegar:

Via terrestre:

Partindo de Salvador pela BR-324, sentido Feira de Santana, seguir pela BR-116, passando por Serrinha e Araci até chegar a Euclides da Cunha. Quem preferir viajar de ônibus tem como opção a empresa Gontijo, que faz viagens diárias para Euclides da Cunha, saindo do Terminal Rodoviário de Salvador.

* Escolha Onde ficar Onde comer no Portal Oficial de Turismo da Bahia:http://www.bahia.com.br/servicos

Bahia.com.br
Copyleft 2014