Mercado Modelo

imagemdestaque_data,0,b2f88b5d-d585-4ed7-adfc-713393c22bab.jpg

O Mercado Modelo é um espaço de animação artística e cultural.

Aqui tem tudo o que a Bahia tem! O turista desce a Ladeira do Contorno, apreciando o Solar do Unhão, joia rara do colonial baiano do século XVII. De um lado está a Baía de Todos-os-Santos, com o Centro Náutico, a Bahia Marina e o antigo Forte de São Marcelo; do outro lado, o vai-e-vem frenético do trânsito a subir e descer a ladeira, na qual se debruçam pedaços do que se chama Cidade Alta. Mais abaixo, está a igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia – padroeira da Bahia -, o centenário Elevador Lacerda e a fonte de Mário Cravo, na praça do Visconde de Cairu. No coração disso tudo, ergue-se, monumental, o Mercado Modelo da Bahia, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1966.

Tradicional centro de comercialização de produtos artesanais e um dos principais pontos turísticos de Salvador, o Mercado Modelo é também um ponto de encontro e convivência, além de espaço de animação artística e cultural da cidade. O viver descontraído e movimentado dos boêmios e poetas, dos cantadores e barraqueiros, encontra, no mercado, o lugar ideal. Desde que foi fundado como centro de abastecimento de gêneros alimentícios de Salvador, reuniu comerciantes e pescadores, marinheiros e saveiristas, bancários e a gente simples da cidade. Esses encontros, no início, se davam entre sacas de camarões salgados e balaios de pimentas recém-colhidas nas pequenas roças ao redor da cidade; entre o cheiro de charutos produzidos no Recôncavo e o da cachaça destilada em alambiques de várias partes do estado. Símbolo tradicional da história e da cultura da Bahia, o mercado atrai visitantes de todo o mundo, nesta que é a primeira capital do Brasil. Pouco mais de dois milhões de pessoas que estiveram em Salvador no ano 2000, foram ao Mercado Modelo comprar seu suvenir.

No mercado de hoje, é possível comprar uma extensa variedade de artigos artesanais: confecções, redes, instrumentos musicais típicos, entalhes em madeira (na sua maioria de inspiração africana), rendas e cestarias da Ilha de Maré, bordados e trançados, bijuterias e adereços, objetos de decoração e utilitários, peças de couro, ferro e cerâmica, as conhecidas bonecas de pano, vestidas de "baianas’’, pencas de balangandãs e objetos religiosos, tanto católicos, quanto do candomblé. Encontram-se também pedras semipreciosas, xilogravuras e pinturas primitivistas, bebidas típicas – como as famosas batidas de infusão do bar Fênix – e tira-gostos diversos, entre os quais destacam-se as "lambretas"; um tipo de ostra cozida na água e sal, servida com limão e pimenta.

Os azeites dos deuses
Além de uma agência de Correios, um Posto de Informações Turísticas e outro da Polícia Turística, também estão localizados no Mercado dois restaurantes de renome. O primeiro, chamado "Camafeu de Oxóssi" – que leva o nome de um negro famoso nos candomblés da Bahia pelo seu profundo saber sobre folhas, plantas e ervas -, tornou-se internacionalmente conhecido graças aos quitutes preparados por Dona Toninha, uma especialista na arte culinária regional. Outro restaurante de destaque nacional e internacional é o "Maria de São Pedro", que se especializa em moquecas, acompanhadas dos não menos apetitosos carurus e vatapás. Isto para não se falar dos xinxins, dos efós, dos ensopados de camarão ao leite de coco e de tantos outros pratos que servem as mesas dos homens e os altares dos santos da Bahia.

Do lado de fora do Mercado
Ao redor do mercado, os tabuleiros das baianas oferecem os abarás e os acarajés, que servem de tira-gosto para as cervejas, servidas geladinhas, nas mesas que se espalham pela parte externa e térrea do mercado. Pequenos restaurantes populares se encarregam de preparar os pratos fortes e mais pesados da culinária local, que atraem os próprios baianos e os turistas de paladar mais exótico. Rodas de capoeira do "Mestre Cacau" confirmam, ao som dos berimbaus, o espírito cultural do Mercado Modelo da Bahia.

O outro espaço externo que o mercado ostenta fica no segundo pavimento; uma varanda semicircular, ao redor dos dois restaurantes citados. Do alto, tem-se uma grandiosa visão marítima do que há de mais característico na Baía de Todos-os-Santos: o azul do mar e do céu, as frutas e mariscos vendidos na rampa do mercado, molhada pelas águas deste pedaço do Atlântico. Por ali passam os barcos, as canoas e outras pequenas embarcações, que deslizam entre potentes escunas e saveiros ancorados no Centro Náutico da Bahia, vizinho aos primeiros armazéns do Porto de Salvador. Do outro lado, a bonita área aterrada da Capitania dos Portos, vigiada pelo Forte de São Marcelo, e, mais ao fundo, disputando espaço com o horizonte, a Ilha de Itaparica. É para lá que o barquinho vai, quando a tardinha cai, neste espaço luminoso, tão cheio de Bahia, chamado de Mercado Modelo.

Um pouco de História
O primeiro Imóvel que sediou o Mercado Modelo foi inaugurado em 1929. Situava-se na mesma Praça Cairu, em frente à rampa do Mercado, com fachada para o Elevador Lacerda, numa área entre a Casa Alfândega e a Escola de Aprendizes de Marinheiro.

A história do Mercado Modelo foi marcada por grandes incêndios; três deles no prédio inicial e, o último, no imóvel em que se encontra agora. No primeiro prédio, o Mercado funcionou durante 50 anos. Em 1922, ocorreu o primeiro incêndio, que quase o destruiu completamente, sendo, logo depois, recuperado. O segundo incêndio aconteceu 26 anos depois, em 1948, causando danos parciais, obrigando a uma nova obra de recuperação e fazendo com que suas atividades comerciais fossem transferidas, provisoriamente, para outros locais, dentre os quais, o imóvel em frente à área da Antiga Feira de Água de Meninos – o chamado Mercado Popular, onde funcionou por dois anos.

Em 1971, passou a funcionar no antigo prédio da Casa da Alfândega que, treze anos depois, sofreria um incêndio que o destruiria, danificando seriamente o imóvel e exigindo um completo trabalho de recuperação. Em 08 de dezembro de 1984, com a proteção de Oxum e tendo por patrono Nossa Senhora de Conceição, foi inaugurado o novo Mercado Modelo. Para abrigar pela segunda vez o mercado em condições apropriadas e funcionando, o trabalho de restauração buscou incorporar, ao plano arquitetônico original, algumas modificações necessárias, utilizando concreto pré-moldado, cobertura de telhas coloniais, novos equipamentos e serviços.

Outras Opções

  • A História dos Vencidos

    A Canudos de hoje está a 15 km da velha Canudos, e vive da pesca de tilápias e tucunarés do açude...

  • Águas e Vinhos do Velho Chico

    Este roteiro da macrorregião Nordeste vai levar o turista a conhecer o “Velho Chico”, através de...

  • Aventuras na Terra de Jorge Amado

    Venha conhecer o que a terra de Jorge Amado tem para você. Desfrute das mais lindas paisagens, praias e cachoeiras;...

  • Bahia Panorâmica

    Por suas características singulares, Salvador, a capital da Bahia, tornou-se um dos principais destinos turísticos...

  • Barroco Baiano – Recôncavo

    As cidades do Recôncavo Baiano são um extraordinário parque barroco ao ar livre. Estilo extrapolou...

  • Caldas do Jorro

    Um oásis no meio do sertão baiano. Esta seria uma definição bastante apropriada para a bela,...

  • Caminho dos Orixás

    Um roteiro afro-religioso para o turista que tem interesse na cultura afro-baiana. O Caminho dos Orixás é...

  • Caminhos do Cacau e Chocolate I e II

    Passeio inesquecível pela região onde nasceu o escritor Jorge Amado. Nesse lugar pode-se desfrutar de belíssimas...

  • Canudos

    Canudos é hoje uma cidadezinha pacata, com traçado planejado e ruas retas. Fica a 410 km de Salvador, junto...

  • Caravana da Alegria

    Caravana da Alegria é uma “Grande Confraternização da Melhor Idade”, realizada anualmente...

  • Castelo Garcia D’Ávila

    O castelo é um dos mais belos monumentos do Patrimônio Histórico Nacional. Considerada a primeira edificação...

  • Cidade de Cachoeira

    Cachoeira a "Cidade Monumento Nacional" respira história em todas as esquinas. Cachoeira respira história...

  • Cidade Histórica de Monte Santo

    A cidade tem a religiosidade como atrativo mais forte. A Praça Monsenhor Berenguer concentra grande parte do preservado...

  • Complexo Turístico de Coroa Vermelha

    Uma grande faixa com belas praias fazem parte deste belo cartão-postal. Em 1960, com a fundação do...

  • Costa do Cacau

    Marcada pela cultura do cacau, iniciada por aventureiros no século XVII, e pela produção de chocolate...

  • Costa do Descobrimento II

    Os cenários históricos confundem-se com a paisagem natural deste pedaço de paraíso, ao sul da...

  • Cultura e Mar na Baía de Todos-os-Santos

    A Baía de Todos-os-Santos é um dos mais belos cenários nacionais. Seu mar de águas calmas e cristalinas...

  • Cultura e natureza exuberantes

    Este é um roteiro  no qual turista tem a oportunidade de conhecer os principais atrativos da Baía...

  • Desafio do Descobrimento – Sul da Bahia

    Uma expedição que desvenda os segredos e encantos da Costa Sul da Bahia, remontando a trilha do descobrimento,...

  • Ecoetnico

    Este roteiro é uma verdadeira aula sobre a vida das comunidades do interior da Costa do Dendê. É uma...

  • Ecomotion

    Refazer o roteiro desbravado pelos atletas do Ecomotion pro 2011, em meio às inúmeras belezas naturais do Extremo...

  • Farinha com Dendê

    O roteiro proporciona cultura e gastronomia, além de um passeio pelas belezas da Bahia. Na Bahia, “Terra da...

  • Forte de São Marcelo

    O Forte de São Marcelo está temporariamente fechado para visitação Localizado no meio da Baía de Todos-os-Santos e...

  • Históricos de Santo Amaro

    A história de Santo Amaro é estampada nos sobrados e monumentos. O traçado irregular, datado do século...

  • Ilha de Itaparica e Salinas da Margarida

    Neste roteiro, o turista aproveita a tranquilidade e a beleza da Ilha de Itaparica. 1º Dia – Salvador-Ilha de...

  • Lampião e Conselheiro no Raso da Catarina

    O Raso da Catarina abriga uma reserva ecológica,o local foi abrigo para Lampião. Pouca gente sabe disso, mas...

  • Os caminhos de Conselheiro

    Antônio Conselheiro nasceu em Quixeramobim, no Ceará. Em 1870, iniciou peregrinação por diversas...

  • Parque das Cachoeiras – Circuito Chapada Norte

    A diversidade da fauna e flora silvestres, além de belíssimas cachoeiras, grutas e trilhas de grande beleza. A riqueza...

  • Parque Histórico de Canudos

    Canudos é referência nacional quando se fala em turismo cultural. Palco de uma das mais sanguinárias...

  • Passeio em Nazaré

    O passeio proporciona um pouco da cultural e da história local. Tradição que já dura mais de...

  • Passeio no Vale do Rio Corrente

    O visitante passa por uma grande e prazerosa aventura, cruzando as águas de dois belos rios. Até chegar ao...

  • Passeio pela orla de Juazeiro

    Juazeiro reserva belas praias de águas doces e ilhas fluviais. Banhada pelo imponente Rio São Francisco, a...

  • Pelourinho histórico

    O Pelourinho é história, inspiração e efervescência cultural. É um dos principais cartões-postais...

  • Pelourinho, riqueza arquitetônica

    É no Pelourinho que Salvador reúne sua maior riqueza cultural. É no Pelourinho que Salvador reúne...

  • Povoado de Velha Boipeba e Cova da Onça

    O povoado conserva, em harmonia, seu patrimônio histórico e suas belas paisagens. Primeira e principal...

  • Reserva Indígena da Jaqueira

    Os turistas praticam jogos de arco e flecha e fazem trilha. Um imenso tronco de jaqueira, tombado pela própria ação...

  • Rota da Liberdade

    Grupo de turismo étnico, formado por representantes de remanescentes de quilombos. Grupo de turismo étnico...

  • Rota das Aldeias

    Vivência surpreendente, recheada de emoções e descobertas. É o que se sente ao visitar as...

  • Rota do Saber

    Projeto essencialmente ecopedagógico, desenvolvido através de atividades extraclasse em consonância com...

  • Rota dos Diamantes

    Para conhecer de verdade uma região, é preciso fazer novas descobertas, conhecer e interagir com o modo de vida das pessoas...

  • Roteiros Históricos em Morro de São Paulo

    Morro de São Paulo é reduto de praias paradisíacas e monumentos históricos. Reduto de praias...

  • Roteiros turísticos no Raso da Catarina

    Da sesmaria do século XVIII à moderna cidade, representada por um dos maiores parques energéticos da...

  • Salvador Bus: o ônibus turístico panorâmico

    O turista tem a chance de conhecer os principais pontos turísticos da capital. Inspirado no conceito londrino, o Salvador...

  • Salvador e Praia do Forte Cultura e Natureza

    Uma experiência que vai mostrar a você novos caminhos e segredos da Bahia. O prazer de velejar nas...

  • Salvador Histórica

    A capital baiana agrega modernidade e história, catolicismo e candomblé, com a naturalidade que é peculiar...

  • Salvador Histórica

    A capital baiana agrega modernidade e história de uma forma peculiar. A capital baiana agrega modernidade e história,...

  • Salvador Náutico Cultural

    Salvador é cultura, belezas naturais, festa contínua e muita alegria. Salvador é o destino de quem...

  • Salvador Panorâmica

    Esse roteiro mostra os pontos turísticos e as belezas da capital baiana. O inicio é o Porto da Barra que é...

  • Santa Cruz Cabrália

    A cidade exala História por todas as ruas, becos e cantos. Fundada no alto de um platô, Santa Cruz Cabrália...

  • Segredos do Recôncavo

    Esse roteiro traz os sabores, sons e saberes de Salvador e Recôncavo baiano. A partir de Salvador o caminho percorre...

  • Um Repórter nos Sertões

    Euclides da Cunha acaompanhou e registrou o conflito de Canudos, no sertão da Bahia. Possivelmente o país...

  • Viaja Mais Melhor Idade

    A Bahia guarda nas suas ruas, praças, igrejas, fortes e monumentos, grande parte da história do Brasil. Aliado...

  • Visita aos Povoados de Nilo Peçanha

    A região de Nilo Peçanha, à beira da BA-001, no coração da Costa do Dendê, oferece...

Bahia.com.br
Copyleft 2014