Organize sua viagem

Documentos

  • Brasileiros: Documento de identidade atualizado, com foto.
  • Estrangeiros: Vistos temporários (Devem ser solicitados às embaixadas e consulados brasileiros no exterior, para autorização de entrada em território nacional)

Tipos de Vistos  

  • Trânsito: Em passagem pelo Brasil, em viagem entre o país de origem e um outro, podendo se ausentar da área de trânsito do aeroporto. Estada de até 10 (dez) dias improrrogáveis.
  • Turista: Viagem de caráter recreativo ou de visita, sem finalidade imigratória. Estadas de no máximo 90 (noventa) dias; validade de até 5 (cinco) anos, a depender da reciprocidade. Visto intransformável, vedado ao exercício de atividade produtiva remunerada.
  • Cultural ou de estudos: para pesquisadores, conferencistas, dentre outros. Validade de até 2 (dois) anos, prorrogável por igual período.
  • De negócios: profissionais em viagem de negócios, sem a intenção de imigrar. Estadas de até 90 (noventa) dias por ano, a depender da reciprocidade, a validade pode ser de até 5 (cinco) anos.
  • Artistas e desportistas: profissionais que vêm ao Brasil para participar de eventos afins, sem vínculo empregatício no País. Válido por até 90 (noventa) dias, podendo ser prorrogado junto ao Departamento de Polícia Federal, antes do vencimento.
  • Estudantes: de cursos regulares (ensinos fundamental, médio, superior, pós-graduação e outros). É vedada atividade remunerada, sob pena de multa, notificação ou deportação. Validade de até 1 (um) ano.
  • Jornalistas: correspondentes de jornais, revistas, rádios, emissoras de televisão ou agências noticiosas estrangeiras, cuja remuneração provenha do exterior e não de empresa brasileira. Validade de no máximo 4 (quatro) anos, prorrogável por igual período.
  • Trabalho: estrangeiros que viajam ao Brasil para exercer atividades junto a empresas brasileiras. A autorização de trabalho é de competência do Ministério do Trabalho e Emprego, necessária para a concessão do visto. Validade de até 2 (dois) anos, prorrogável por igual período.
  • Missão religiosa: com atribuições de ministro de confissão religiosa ou membro de instituto de vida consagrada e de congregação ou ordem religiosa. Concessão por até 1 (um) ano, prorrogável por igual período.

Saúde e seguridade

Os visitantes brasileiros têm como cobertura o Serviço Único de Saúde – SUS. Os estrangeiros devem fazer o seguro-saúde em seu país de origem, com cobertura internacional.

Moeda

Real (R$)

Temperatura 

Clima tropical, com temperaturas elevadas e médias anuais que geralmente ultrapassam os 26°C.

Hora local

Horário oficial de Brasília. O horário brasileiro de verão é adotado somente nas regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste, no período de outubro a fevereiro. A Bahia está fora do horário de verão, mas algumas mudanças são inevitáveis.

O que muda: Expediente nas agências bancárias nas cidades do interior (9h às 14h); call center de bancos, operadoras de telefonia e cartões de crédito; programação de canais fechados e abertos de televisão; horário dos concursos públicos em nível nacional.

O que não muda: Horário bancário na capital; call center de serviços de utilidade pública com sede na Bahia: Coelba, Agerba, Ferry-boat; Embasa; atendimento em repartições públicas federais, estaduais e municipais.

Horários comerciais   

Das  8h às 18 horas, à exceção dos shoppings centers (até 22h), supermercados (alguns funcionam até 24h) e outros que possuem horários diferenciados.

Sistema métrico

Comprimento Massa Tempo
metro (m) quilograma  (kg) segundo (s)

Eletricidade   

Salvador Interior
110 V 220 V

 

viagem.gif
Bahia.com.br
Copyleft 2017