Praias

03_10_2009_Praia-do-Cassange---Foto-Solange-Rossini-(40).jpg

Trata-se do tipo de turismo que oferece a presença conjunta de água, sol e calor. A combinação desses elementos constitui-se no principal fator de atratividade, ocasionada especialmente por temperaturas quentes ou amenas, propícias à balneabilidade. Apesar das datas oficiais, na verdade o verão é uma estação que começa bem antes de dezembro na Bahia. Nesta terra, o sol reina na maior parte do tempo e o clima é aprazível o ano inteiro.

 

Praias de Entre Rios

Barra do Rio Sauípe
O local é uma área de encontro entre as águas mornas do mar e as águas tranqüilas do rio, por isso é o mais procurado da região. É excelente para a prática de esportes náuticos, como caiaque e jet-ski. A infra-estrutura local inclui barracas de praia e um camping.

Massarandupió (naturismo)
Aproveitando seu isolamento, esta praia deserta, em 1999, tornou-se a primeira da categoria nudismo, na região. A paisagem inclui um mar de pequenas ondas, cercado de coqueiros e dunas exuberantes. Tanta tranqüilidade faz do local um dos pontos prediletos das tartarugas marinhas para a desova. A infra-estrutura ainda é mínima, com algumas barracas perto do povoado e uma bela área para camping, situada ao redor de uma lagoa, atrás das dunas.

Subaúma
Seus belos arrecifes, durante as baixas da maré, formam deliciosas piscinas naturais, que atraem visitantes do mundo inteiro. Com uma boa infra-estrutura, a praia oferece pousadas e barracas bem equipadas, que disponibilizam caiaques para aluguel. O local também é sede do Projeto Tamar, uma importante iniciativa para preservação das tartarugas marinhas. Cercada de lagoas e dunas exuberantes, Subaúma, de fato, é uma das grandes jóias da Costa dos Coqueiros.

Praia de Barra de Subaúma
O local é completamente urbanizado, com barracas de praia, restaurantes e pousadas. Os banhos de mar e de rio são favoráveis nesse trecho, que também é um excelente pesqueiro de robalo, pescada, canapum, vermelho e bagre. Os mergulhadores também se esbaldam com a grande ocorrência de lagosta em seus arrecifes.

Praia do Porto de Sauípe
As ondas fortes tornam o banho perigoso para quem não conhece a geografia do lugar. Por toda a faixa costeira há uma grande concentração de bares, restaurantes e pousadas. A presença de mulheres, que trançam artesanato em palha de piaçava, é uma marca registrada do local.

Praia de Baixio (Esplanada)
A entrada é margeada por uma lagoa, que encanta pela quantidade de pássaros, principalmente garças, que a freqüentam. É uma vila graciosa e bem cuidada por seus moradores. Baixio, praia excelente para pesca e banho, fica a 8 Km da cidade, contando com razoável infra-estrutura.

Praia de Mangue Seco

Marcada por suas dunas gigantes, que fizeram bastante sucesso na novela Tieta, Mangue Seco é um daqueles lugares onde a natureza exagerou no capricho. Sua história começou em 1548, quando alguns padres se salvaram de um naufrágio, e deram ao lugar, o primeiro nome de Vila de Santa Cruz da Bela Vista. De lá pra cá, as construções do período se tornaram ruínas históricas, e suas belezas naturais, a transformaram num dos mais concorridos destinos da belíssima Costa dos Coqueiros.

Em seus quase 30 km de extensão, as areias finas contornam um mar de características singulares. Durante a vazante apresenta águas tranqüilas, o que a torna muito boa para banho. O mesmo não acontece na maré cheia, quando ondas fortes quebram em toda a sua extensão, fazendo a alegria dos surfistas. O emocionante passeio de bugre é um dos seus mais badalados atrativos, já que, com ele, o visitante pode contornar as belas e famosas dunas, além de conhecer os encantos das praias vizinhas.

A região é cortada por inúmeros rios, que permitem não só banhos refrescantes, mas também a pesca de várias espécies de peixes. No Rio Fundo, mais especificamente, os visitantes, com sorte, poderão avistar o ameaçado peixe-boi, num fenômeno somente visto no Rio Amazonas. Seu acesso é dos mais difíceis, fazendo com que o clima pitoresco e rústico de Mangue Seco continue a fascinar aqueles que a conhecem.

Praias de Alcobaça

Praia do Coqueiro
Com boa formação e ondas grandes, a praia é indicada para um bom surf. Durante boa parte do ano fica quase que deserta, sendo perfeita também para acampamentos e viagens a casal. No verão, com o aumento no fluxo de visitantes, a sua única barraca organiza animadas festas, tornando-se o point do local.

Praia do Farol
Fica localizada dentro da área urbana da cidade, contando com um grande número casas para veraneio e barracas de praia especializadas na culinária local. Com um mar bastante tranqüilo, a praia é indicada para vários esportes náuticos.

Praia Neloris
A partir do município de Caravelas, com a ajuda de um barco ou veículo bem tracionado, chegasse a este belo local. A vegetação do mangue mistura-se às plantações de coco da região, dando um clima bem pitoresco a esta praia deserta e ótima para o banho.

Praia da Barra do Itanhém ou Barra de Alcobaça
Praia Urbana, com faixa de areia larga e clara, que se estende por três quilômetros até o encontro do rio com o mar. Neste exato local, o rio forma uma enseada calma e protegida, procurada principalmente por banhistas que preferem águas bem tranqüilas. Ainda inexplorada comercialmente, não conta com infra-estrutura, oferecendo apenas uma barraca de praia.

Praia de Alcobaça
Praia urbana da localidade, não apresenta grandes opções de lazer. Sua paisagem inclui muitos barcos de pesca ancorados, um vasto coqueiral e uma faixa plana de areia acinzentada, situada ás margens de um mar bem tranqüilo.

Praia do Centro
Com um mar propício para banho em todos os períodos da maré, a Praia do Centro, uma das mais movimentadas de Alcobaça, possui uma larga faixa de areia, ideal para caminhadas. Na parte sul, distante cerca de 1 km, encontra-se a barra do Rio Itanhém que, ao lado da praia marítima, é outro bom local para a prática de esportes náuticos, como caiaque, jet-ski, windsurf e slalom. A infra-estrutura turística é boa, oferecendo camping, bares, além de diversas barracas.

Praias de Belmonte

Praia da Barra
Bastante completa, esta praia cercada de mata nativa e coqueiros inclui, em seu roteiro, pesca de molinete, prática de surf e uma agradável visita às suas barracas de praia.

Praia de Belmonte
Considerada a mais movimentada da localidade, esta praia é palco de uma grande folia durante o verão, recebendo alguns trios-elétricos em sua orla. Com ondas um pouco revoltas, é bastante procurada pelos amantes do surf. No seu limite norte está a foz do Rio Jequitinhonha e, ao sul, um vasto tapete de areias desertas.

Praia de Mugiguiçaba
Dona de uma grande biodiversidade, a praia vem despertando grande atenção de ecologistas para sua preservação. Um rio de mesmo nome oferece, em suas águas límpidas e calmas, uma boa opção para banho. Apresenta boa infra-estrutura, com barracas, pousadas e área para camping.

Praia do Mangue Alto
Com cenários variados, apresentando áreas de restinga, mangues, brejos e coqueirais, esta bela praia oferece boas possibilidades de lazer. Banho, caminhadas e surf podem ser praticados, mas o destaque local fica por conta da pesca de bons peixes com molinete, incluindo a cavala, o robalo e a carapeba.

Praia do Rio Preto
Praia semideserta, marcada por um vasto coqueiral e muitos sítios particulares ao seu redor. Desprovida de infra-estrutura, ainda é muito pouco freqüentada.

Praias de Boipeba

Ponta de Bainema
Desprovida de infra-estrutura turística, a praia possui uma grande extensão, abrangendo uma enseada de águas bem tranqüilas. Seu ponto forte é o potencial pesqueiro. Com a maré baixa, surgem piscinas naturais perfeitas para o mergulho livre. Na parte que possui fundo de areia, a pesca de peixes e camarões-pistola com redes de arrasto movimenta a economia local, que direciona a produção para Valença.

Ponta dos Castelhanos
Uma belíssima praia deserta, marcada por um banco de corais perfeito para o mergulho. No fundo do mar, repousam até hoje os restos do navio espanhol Madre de Diós, naufragado nos primeiros anos da história do Brasil. Foi exatamente daí que surgiu o nome Ponta dos Castelhanos. Sem qualquer infra-estrutura, o local chama a atenção por ser um importante ponto na desova de tartarugas marinhas.

Praia de Cuieira
Boa para banho em todas as fases da maré, a praia adquiriu notoriedade por seus arrecifes, que proporcionam agradáveis mergulhos em águas quentes e cristalinas. Semideserta, a Cuieira ainda não conta com qualquer infra-estrutura.

Praia de Moreré
Entre as praias mais conhecidas de Boipeba, Moreré, situada na costa leste da ilha, abrange uma bela enseada de águas tranqüilas, cercada de recifes de corais, situados a cerca de 500 m da costa. As piscinas naturais que se formam neste ponto fazem, do local, uma área ideal para banhos relaxantes e para a prática de mergulho. Localizada nas imediações de um pequeno povoado bem pitoresco, a praia ainda apresenta um grande banco de areia que, durante a baixa da maré, permite, ao visitante, caminhar a partir da costa cerca de 300 metros mar adentro. Barracas bem equipadas, instaladas em suas extensas areias, servem petiscos deliciosos, além de pratos típicos da culinária local. O grande destaque fica por conta do camarão gigante, recém chegado do mar e frito na hora.

Praia de São Sebastião ou Cova da Onça
O passeio a este belo local inclui visitas a construções jesuíticas de grande valor histórico. Já a praia segue o perfil da região, com um vasto banco de corais e passarelas de areia, que adentram o espaço do mar durante a vazante da maré. No verão, estas “praias” temporárias são a grande sensação, atraindo um alto número de visitantes.

Praia de Tacimirim
Localizada num dos mais concorridos destinos da Costa do Dendê, na paradisíaca Ilha de Boipeba, Tacimirim é opção para aqueles que desejam mesclar tranqüilidade e beleza à prática de alguns esportes náuticos. O local consiste em um dos melhores pontos de mergulho de toda a região de Cairu. Durante a maré baixa, seus extensos arrecifes promovem o surgimento de belas piscinas naturais, de águas quentes e cristalinas, ideais para deliciosos banhos em família e para o mergulho livre. A cerca de 5 Km da costa, já em mar aberto, um outro exuberante tapete de corais, com o mesmo nome, proporciona a prática do mergulho autônomo, aquele feito com auxilio de equipamentos, em maiores profundidades. Com muitos focos de mata preservada e um extenso coqueiral, a bela Tacimirim chama atenção também pela beleza de suas paisagens, que, no período de desova, abrilhantam-se com espetáculo promovido pelas tartarugas marinhas.

Praia de Velha Boipeba
Situada nas imediações do povoado de mesmo nome, esta praia é bastante peculiar. Fluvial, formada pelas abundantes águas do Rio do Inferno, a Praia de Velha Boipeba oferece excelentes condições para a prática de esportes náuticos e passeios de barcos. Sua infra-estrutura é boa, incluindo várias barracas especializadas no preparo de pescados da própria região.

Praias de Camaçari

Praia de Busca Vida
Com 9 km de extensão, esta praia de ondas fortes e mar aberto encontra-se quase privatizada, com a construção de um grande condomínio no local. Para curtir suas belezas, incluindo uma lagoa de mesmo nome, o visitante poderá chegar a pé ou de bicicleta. Os surfistas apreciam bastante as boas ondas que rolam lá, durante quase todo o ano.

Praia de Interlagos
Como o seu próprio nome já revela, a região está “entre lagos”, marcada por grandes dunas e um vasto coqueiral. A praia é de mar aberto com ondas fortes, o que atrai muitos surfistas. Tomada por um condomínio residencial de alto luxo, Interlagos só permite o acesso de automóveis dos moradores. Já para os pedestres, o acesso é livre.

Praia do Japonês
Bastante próxima a Jauá, sua vizinha mais famosa, esta praia é muito procurada por surfistas, que encontram no local, ondas com excelente formação em fundo de areia. O nome da praia foi atribuído ao seu primeiro habitante, um japonês.

Barra de Jacuípe
Situada a aproximadamente 58 Km de Salvador, a área abrange um povoado de mesmo nome, onde residem pescadores e pessoas que trabalham na região. Jacuípe é muito procurada para o veraneio, já que possui muitas casas em condomínios bem estruturados. O encontro do rio Jacuípe com o mar proporciona uma das mais belas paisagens do litoral norte. Dunas, coqueiral nativo, arrecifes e praias tranqüilas completam os atrativos. Uma paisagem deslumbrante, principalmente no pôr do sol, as águas tranqüilas do rio, são o palco perfeito para esportes aquáticos, é freqüente a presença de jet-ski em suas águas, a pesca também é uma prática assídua nestas águas. No pequeno porto é possível alugar uma canoa para passear no rio ou simplesmente fazer a travessia até uma ilha deserta formada pelos rios Capivara, Jacuípe e pelo mar. O local ainda é muito bom para o camping. Atenção apenas com mar, que, durante a maré alta, apresenta correntezas e ondas fortes.

Praia de Arembepe
Arembepe fica a mais ou menos 30 km de Salvador em direção ao norte. É possível chegar até lá pela Linha Verde, estrada que liga Salvador a Aracajú. A mais famosa aldeia Hippie do Brasil é um distrito de Camaçari, município que abriga belas praias e um dos maiores pólos petroquímicos do país. Sua beleza já encantou personalidades como Janis Joplin e os Novos Baianos, que lá fizeram longas estadias durante os anos 60. Várias cabanas rústicas se espalham por uma área cercada pela lagoa do Rio Capivara e pelas piscinas naturais formadas pelos recifes da praia. A praia, além de possuir águas cristalinas, também abriga uma das mais importantes iniciativas de proteção ambiental do Brasil, o Projeto Tamar, com áreas cercadas para proteger os ovos de tartarugas marinhas. O passeio a Arembepe vale a pena, tanto pelo clima de paz, quanto pelas diferentes opções de lazer que o lugar oferece.

Praia de Guarajuba
A praia de Guarajuba está localizada no km 43 da Estrada do Coco e possui um dos melhores potenciais turísticos do Litoral de Camaçari. Isso acontece graças a sua notável infra-estrutura. O local é totalmente urbanizado possuindo muitos condomínios, ruas arborizadas, boa sinalização, calçadão com ciclovia em toda extensão de sua orla, barracas de praia, bons restaurantes, sorveterias, shopping, casas noturnas, lanchonetes, delicatessens, lojas de conveniência, pousadas, hotéis, policiamento constante, fazendo de Guarajuba o “point” da região.

Praia de Itacimirim
A última praia da Estrada do Coco é também uma das mais bonitas. Aproximadamente a 48 km do Aeroporto Deputado Luiz Eduardo Magalhães em Salvador e a 6 km de Praia do Forte no início da Linha Verde, Itacimirim desponta no cenário das belas praias do Litoral Norte da Bahia como uma das mais harmoniosas e sossegadas. O principal potencial turístico é sua geografia. Originada de uma vila de pescadores, Itacimirim é formada por uma estreita faixa de terra tendo a leste o Oceano Atlântico e a oeste as lagoas Guarajuba e Velado por onde correm as águas de rio Itacimirim. Com um resort de alto luxo, restaurantes e boas barracas de praia, Itacimirim é marcada por sua boa infra-estrutura. Ao norte, o Rio Pojuca encontra o mar, deixando as águas mais escuras e atraindo muitos peixes, como o Robalo. Com um grande número de casas de veraneio, o movimento no local só aumenta nos grandes feriados e no verão. Durante o resto do ano, a população nativa e os surfistas, interessados nas belas ondas do local, povoam a praia de forma constante. Itacimirim é um refúgio perfeito, para dias de descanso inesquecíveis.

Praia de Jauá
A praia de Jauá está localizada entre os Km 15 e 16 da Estrada do Coco e é a primeira praia com acesso livre do Município de Camaçari. Pelo grande número de moradores permanentes, a localidade adquiriu um clima de cidade pequena. Em sua orla as noites de verão pegam fogo, recebendo um número muito grande de jovens que lotam seus bares. A praia de Jauá é perfeita para quem gosta de apreciar uma cerveja gelada, uma água de coco, comer um apetitoso acarajé ou saborear um delicioso prato de frutos do mar. São mais de 50 opções de barracas de praia pronta para servir aos seus visitantes, além de restaurantes, pousadas, mercado, farmácia, locadoras de filmes, praças, belas paisagens e um povo hospitaleiro. A sua orla de aproximadamente 2,5 KM de extensão é composta por 4 praias respectivamente, do sul ao norte: Praia do Japonês, Sororoca, Pedra da Baleia e Praia do Grilo. Oficialmente, o seu nome é uma referência a uma espécie de papagaio típica da região, que faz seus ninhos em coqueirais. O clima do local é muito agradável, deixando ótimas impressões naqueles que o visitam.

Praias de Camamu

Praia da Ponta da Pedreira
Esta bela praia de águas mornas e tranqüilas é o cenário ideal para programas bem “relax”, já que em quase toda a sua extensão é deserta. Formada a partir do encontro do rio com o mar, é também propícia à prática de esportes náuticos e banhos em todas as fases da maré. Na parte central da Ilha Grande, encontra-se um trecho conhecido como Cantagalo, responsável por toda a infra-estrutura local.

Praia do Âmbar
Um cenário pitoresco, com poucas casas de nativos da região. O mar calmo permite o banho a qualquer hora, além da prática de vários esportes náuticos. As areias são margeadas por mata nativa e coqueiros, dando ao local uma atmosfera de muita paz.

Praia da Ponta do Santo
Localizada na ilha de mesmo nome, é muito apreciada pelo seu mar tranqüilo, areias alvas e uma bela vegetação, que mistura coqueiros, mangueiras e dendezeiros. A praia é semideserta e ideal para o camping selvagem.

Praias de Canavieiras

Praia de Atalaia
Local em que as águas do Rio Pardo se encontram com as águas do mar, formando uma praia fluvial de águas mornas e calmas, com areias semidesertas. Durante a baixa das marés, grandes bancos de areia surgem, permitindo que os visitantes cheguem próximos à Praia do Japonês, na outra margem do rio. Na face sul, o encontro é com o Rio Jequitinhonha, na divisa com Belmonte. Esta área do litoral ainda não conta com maior infra-estrutura turística.

Praia da Barra do Albino
Localizada em uma área de confluência de rios, é marcada por ser o point do surf na região, atraindo notoriamente um público jovem. Barra do Albino é também uma excelente opção para banhos de água doce e uma boa pescaria. Possui uma razoável infra-estrutura turística.

Praia de Barra Velha
Suas paisagens mesclam mangues, rios, lagoas e coqueiros, formando um cenário bastante bucólico. A grande particularidade de Barra Velha, no entanto, é a presença de lamas medicinais, que atraíram nomes mundialmente famosos, como o heptacampeão de F1, Michael Shummacker, e o ator Harisson Ford. Segundo moradores da região, a lama ainda tem um efeito revitalizante e afrodisíaco. Boa praia para banho e esportes náuticos, já que possui águas bem tranqüilas.

Praia da Costa
É uma das mais bonitas e procuradas praias do município. Seu mar de águas mornas e calmas é propício para banho, principalmente durante a maré baixa. Com a entrada de alguns ventos, a mar muda de forma e surgem boas ondas para o surf. As areias da praia são finas e alvas, abrigando barracas bem equipadas para o preparo de deliciosos petiscos, a exemplo dos enormes caranguejos da região.

Praia de Patipe
Marcada por um extenso coqueiral, a praia mistura o mar, com a água doce dos rios que deságuam no local. Apresenta boas condições para a pesca, passeios de caiaque e windsurf.

Barra de Canavieiras
Possui várias cabanas de praia especializadas nos pratos típicos da região. As areias são planas e extensas, favorecendo as boas caminhadas, recompensadas, é claro, com um delicioso banho nas águas tranqüilas de seu mar.

Praias do Sul e Norte
Situadas em direções opostas, estas duas praias apresentam características bem semelhantes. São boas para pesca e, em suas paisagens, mesclam a vegetação de mangue com a Mata Atlântica remanescente da Costa do Cacau.

Praias de Caravelas

Praia da Barra de Caravelas
Suas águas tranqüilas banham o povoado de mesmo nome, sendo indicadas para a prática de esportes náuticos. No local, além de uma razoável infra-estrutura, o visitante encontrará a bela e histórica Igreja da Conceição.

Praia da Barra Nova
Considerada uma das mais preservadas da região, Barra Nova, praia de águas mistas e calmas, é perfeita para o banho. Sua face mais bela localiza-se ao norte, no local conhecido por Ponta do Catoeiro.

Praia da Ponta da Baleia
Situada na divisa com Alcobaça, esta praia de areias semidesertas, traz em suas paisagens grandes fazendas de gado. Seu mar geralmente apresenta pequenas ondas, sendo melhor para banho durante a maré baixa.

Praia de Aracaré
O banho aqui, curiosamente, só deve ser tomado com a maré cheia, pois, somente nessas circunstâncias, o mar transborda do Canal de Caravelas e avança sobre as areias escuras da praia. Aracaré é considerada um bom ponto para a pesca de siri, robalo e pescada, pois apresenta também um extenso mangue.

Praia de Grauçá
Em frente ao Povoado de mesmo nome, esta praia, de águas tranqüilas, tem na sombra das amêndoas o seu diferencial. As grandes árvores que se estendem sobre as barracas dão um clima pitoresco ao lugar. Outro grande atrativo é o Museu da Baleia, que conta com ossadas e um bom acervo sobre os animais.

Praia de Iemanjá
A praia é de mar aberto, oferecendo boas condições para surf e windsurf. Suas areias apresentam algumas barracas especializadas em mariscos, e são margeadas por um extenso coqueiral.

Praia do Quitongo
Praia mais próxima da cidade, Quitongo fica situada em frente à Ilha Cassumba, numa zona em que o rio se encontra com o mar. Durante a maré cheia, principalmente, é muito boa para a prática de windsurf e outros esportes náuticos. Sua paisagem apresenta vastos mangues, restingas e focos bem preservados da mata nativa.

Praia do Pontal do Sul
Uma bela praia isolada e praticamente deserta, com águas límpidas e areias brancas que se estendem por alguns quilômetros. Está separada da Praia do Grauçá por um estreito do mar. Até ela, a travessia é relativamente fácil, 5 Km de barco.

Praias de Igrapiúna

Pontal do Contrato
Compreende toda a ilha de mesmo nome, um ambiente deserto e paradisíaco, banhado por águas mornas e tranqüilas, que propiciam a prática de esportes náuticos. Em uma área quase intocada, junto à foz do Rio Sirinhaém, o pontal é o destino perfeito para quem ama o contato pleno com a natureza.

Ilha da Pedra Furada
O nome origina-se de uma escultura natural que marca o lugar. A pequena ilha, semideserta, conta uma fonte de água natural, rodeada pela mata nativa e por vastos coqueirais. O local, que é cercado de lendas, também é ponto de muitas oferendas para Iemanjá.

Ilha dos Tubarões
Sem contar com infra-estrutura turística, essa pequena ilha pitoresca da Baía de Camamu abriga somente algumas famílias de pescadores. Marcada por um extenso coqueiral, o lugar, de águas bem tranqüilas, é ideal para bons pegas de jet-ski e passeios de caiaque.

Praias de Ilhéus

Praia de São Miguel
Uma bela praia, com um vasto coqueiral, areias alvas e águas tranqüilas. A infra-estrutura inclui barracas e pousadas, situadas na vila local de pescadores.

Praia Boca da Barra – Pinah
Uma prainha bem pitoresca, com muitas cabanas e caiaques disponíveis para um delicioso passeio. O mar local apresenta ótima piscosidade, com a ocorrência de espécies procuradas (robalo, carapeba, tainha e curimã).

Praia da Avenida
Com localização central, a praia passou por uma forte intervenção governamental para o tratamento de suas águas. Seus principais atrativos estão na sua orla, onde foram construídas quadras poli-esportivas, uma ciclovia, concha acústica, o circo Folias da Gabriela e o Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães.

Praia do Cristo
Como seu próprio nome pressupõe, nela há uma estátua do Cristo Redentor bastante procurada para visitação. Suas águas são recomendadas para algumas práticas esportivas, como passeios de caiaque, jet-ski e hobby-cat.

Praia da Concha
Uma praia com pequenas dimensões, que abrange apenas 100 m de extensão. Dela se tem uma boa vista da Baía do Pontal e da Praia da Avenida. Situada na base do Morro do Pernambuco, ainda mantém focos da vegetação nativa mesclada a muitos coqueiros. Suas águas são calmas e apropriadas para banho.

Praia do Sul de Ilhéus
Marcada por um denso coqueiral e resquícios de Mata Atlântica, esta praia urbana é uma das mais freqüentadas da cidade. Em toda a sua extensão é grande o número de barracas especializadas em comidas típicas. Na água, trechos de arrecifes e piscinas naturais, com fundo de areia, são procurados para mergulhos e surf.

Praia do Cai N’Água
Com barracas bem equipadas, águas límpidas e tranqüilas em muitos pontos, a praia é perfeita para a família. Situada dentro do povoado de mesmo nome, conta também com inúmeras casas para o veraneio.

Praia do Pontal
Curiosamente limpa, já que se situa no estuário dos rios que compõem a Bacia de Ilhéus, a Praia do Pontal é também muito tranqüila. Local de largada das etapas do Campeonato Mundial de Triatlon, realizadas em Ilhéus, é ótima para boas nadadas, além de passeios de caiaque e jet-ski.

Praia do Norte
Mesclando uma faixa de coqueiros com Mata Atlântica nativa, a praia tem o Rio Almada correndo em paralelo por muitos km. Possui cabanas padronizadas e uma extensa ciclovia. Boa para banho, caminhadas, surf e pesca (carapeba, tainha, robalo e pescada).

Praia Mar e Sol
Excelente para boas caminhadas e banho, a praia também converge a prática de vários esportes, como caminhadas, ciclismo, pesca e futebol. Além das barracas de praia, ainda existem pontos de venda de artesanatos e objetos artísticos (tecidos pintados à mão, gravuras em metal, óleo sobre tela, camisetas com pinturas individualizadas, etc). Com a maré baixa, o mar ainda forma piscinas naturais de águas quentes e cristalinas.

Praia do Jóia
Com uma grande faixa de coqueiros, muitas barracas e cabanas de praia, esta praia é ideal para uma boa caminhada e um delicioso banho de mar.

Praia dos Coqueiros
Possui ótima infra-estrutura, com pousadas de bom nível e muitas cabanas especializadas em tira-gostos. A praia é indicada para banho e caminhadas, contando ainda com jangadas para a pesca em alto mar.

Praia Ponta do Ramo
Com as mesmas características de toda a orla de Ilhéus, apresentando barracas e um mar indicado para o banho, a Ponta do Ramo também é considerada um bom ponto para a pesca.

Praia Ponta da Tulha
Com um vasto coqueiral, comum nas praias da região, a Ponta da Tulha conta com inúmeras pousadas, casas de veraneio, bares e cabanas, todos circulados por uma vila de pescadores.

Praia dos Milionários
O nome deve-se ao fato de que antigamente era freqüentada pelos ricos coronéis do cacau. Hoje, é a mais procurada do litoral sul pelos banhistas e turistas, apresentando uma extensa faixa areia margeada por um coqueiral. Sua infra-estrutura inclui um camping, várias cabanas padronizadas, chuveiros e sanitários.

Praia Cururupe
Praia rica em manguezais possui também cabanas e caiaques para aluguel. Tem um grande significado histórico, já que o local foi palco de uma batalha em 1559, que quase dizimou a aldeia dos índios tupiniquins.

Praia do Back Door
Primeira praia do distrito de Olivença é caracterizada por suas grandes ondas. Em virtude disso tornou-se sede dos mais importantes campeonatos do esporte realizados no estado. Para o banho, no entanto, a praia é desaconselhada.

Praia de Batuba
Sua paisagem mistura um vasto coqueiral e muitos arrecifes. É muito freqüentada, principalmente por surfistas, que não dispensam suas boas ondas. No local existem vários restaurantes especializados em frutos do mar e um bom camping, com adequada infra-estrutura.

Praia de Canabrava
Uma das praias prediletas pelos veranistas, possui inúmeras casas e chalés para aluguel. Sua paisagem mistura coqueirais, recifes de corais e grandes empreendimentos turísticos (resorts).

Praia de Acuípe
Possui uma paisagem peculiar, mesclando a vegetação de restinga com um belo coqueiral. Em Acuípe, vários hotéis e pousadas estão instalados, oferecendo ao visitante ótima infra-estrutura. A praia é boa para caminhadas, banho de mar e pesca de molinete.

Praias de Imbassaí

Praia de Imbassaí
Considerada um dos principais destinos da Costa dos Coqueiros, Imbassaí oferece opções bastante variadas para um passeio inesquecível. O local é cercado de coqueiros, dunas e belos rios, ideais para a prática de esportes, como rafting, canoagem e pesca de linha. Pontos de grande beleza, como a Cachoeira Dona Zilda e a Lagoa Jauara, são passagem obrigatória em qualquer roteiro local. Na praia, os vastos arrecifes formam piscinas naturais quentes e cristalinas durante a maré baixa, proporcionando deliciosos banhos para toda a família.

Praia de Santo Antônio
A praia é paradisíaca, isolada por extensas dunas e coqueirais. Para chegar ao local, o visitante deve percorrer 5km a partir da Vila de Diogo, e depois enfrentar mais 25 minutos de caminhada em meio às dunas. Neste ponto, descortina-se um povoado bem pitoresco, que circula a Praia de Santo Antônio. Artigos confeccionados com palha de coqueiros movimentam a economia local, e podem ser encontrados para a venda.

Praia de Diogo
Situada a apenas 6,5km de Imbassaí, na linha verde, Diogo é uma pequena vila onde agricultores e pescadores convivem em plena harmonia com a natureza. O artesanato tem seu lugar de destaque, graças à piaçava da região e a perícia das mulheres da aldeia, que desenvolvem um trabalho realmente muito bonito. A praia apresenta as mesmas características das demais na região, com coqueiros, dunas e areias extensas.

Praias de Itaparica

Ponta de Areia – Esta bela praia de águas mansas tornou-se, nos últimos anos, um dos principais destinos turísticos da Baía de Todos os Santos. Pela proximidade com Salvador, vários saveiros e escunas lotados de turistas costumam desembarcar lá no verão, buscando o seu clima pitoresco, apimentado pela culinária regional servida nas muitas barracas da praia.

Manguinhos – Pequena enseada de águas límpidas e quentes, que oferece boas condições para a prática de mergulho e de outros esportes náuticos. Um vilarejo modesto, composto, em sua maioria, por casas de veraneio, oferece uma infra-estrutura ainda mínima.

Porto do Santo – Apresenta um mar de águas calmas e propícias para prática de qualquer tipo de esporte náutico, durante todos os períodos das marés. As areias semidesertas, repletas de búzios, também possuem formações rochosas em todo o trecho. Na parte sul, próxima ao local de atracação dos ferry-boats, predomina a vegetação característica de mangue.

Gameleira – Oferece um mar de águas mornas e calmas, propícias para banhos e qualquer tipo de esporte náutico, em todos os períodos das marés. Suas extensas areias encontram-se à frente do vilarejo de mesmo nome, e apresentam inúmeras barracas que servem petiscos. Com razoável infra-estrutura, Gameleira, em sua parte norte, ainda possui, num píer de pedras, um bom ponto para a pesca de linha.

Praias de Ituberá

Barra do Sirinhaém
A praia possui uma extensão de 5 km, possuindo uma face fluvial, onde os barcos pesqueiros aportam, e uma marítima, com extensos coqueirais e um mar bem tranqüilo. No local, que é semideserto, existe apenas uma vila de pescadores, com uma infra-estrutura ainda muito baixa. Por isso, esse é o destino ideal para um passeio com duração de um dia. A permanência exigirá espírito de aventura para um inesquecível camping selvagem.

Praia da Boca da Lagoa
Com a grande extensão de 15 km, esta linda praia semideserta é o roteiro ideal para os amantes de aventura. Sem qualquer infra-estrutura, a Boca da Lagoa possui mar tranqüilo, com o surgimento de piscinas naturais durante a vazante da maré. Seu nome originou-se, por lá existir uma lagoa bem próxima ao mar, ideal para banho, camping selvagem, pesca e outros esportes náuticos.

Praia de Pratigi
Grande jóia da região, a praia ficou conhecida por sediar, durante os festejos de fim de ano, a grande festa da música eletrônica, o “Universo Paralelo”, que atrai jovens de todas as partes do Brasil e do Mundo. Durante quase todo ano, no entanto, fica deserta, apresentando sempre um mar esverdeado de águas mornas e calmas, além de uma infra-estrutura ainda reduzida, com poucas pousadas e uma vila nativa.

Praias de Lauro de Freitas

Praia de Ipitanga
Procurada inicialmente por suas boas ondas, Ipitanga tornou-se, em poucos anos, a praia mais badalada de toda a Grande Salvador. Localizada na exata divisa entre a capital e o município de Lauro de Freitas, Ipitanga, durante os fins de semana, fica lotada de visitantes. Tanta demanda se explica pela grande infra-estrutura local, que conta com pousadas, restaurantes e cabanas de praia bem sofisticadas. Além destes atributos, a praia é o grande “point” dos jovens, que costumam se instalar num pequeno trecho chamado de “Aleluia”. O banho é delicioso, já que em alguns pontos, surgem piscinas naturais de águas mornas.

Praia de Buraquinho
Suas areias são enfeitadas por coqueiros e formações rochosas bem interessantes. Na parte sul, o mar possui ondas fortes, sendo melhor para o banho durante a vazante da maré. Ao norte, encontra-se com a foz do Rio Joanes, num trecho de mar/rio excelente para boas manobras de jet-ski e passeios de caiaque. Como Buraquinho só entrou no circuito turístico a poucos anos, sua infra-estrutura ainda é pequena.

Vilas do Atlântico
Dentro de Lauro de Freitas, cerca de 5km após o Aeroporto Internacional de Salvador, está Vilas do Atlântico. Situada dentro de um condomínio fechado, com completa infra-estrutura e segurança, a bela praia, em seus 6 km de extensão, tem como marca maior seu vasto coqueiral e areias bastante alvas. Seu sucesso explica-se não só por suas belezas, mas por ser ela, uma alternativa prática, para fugir da rotina atribulada da capital. Esta é Vilas do Atlântico, uma das praias mais procuradas do Litoral Norte, devido às variadas opções de lazer que oferece: surf, futebol de areia, vôlei, frescobol, além de muita sombra e água fresca. Barracas bem equipadas servem desde os tradicionais tira-gostos praieiros (peixe frito, caranguejo, lambreta e caldos diversos) a pratos requintados da culinária internacional, incluindo sushis e sashimis. A cerveja está sempre gelada e a tradicional caipirinha tem saída garantida. O condomínio ainda conta flats, pousadas, hotéis, shoppings, cinema e restaurantes, para quem quiser esticar o programa.

Praias de Madre de Deus

A partir do centro até a Ponta do Suape, a orla marítima de Madre de Deus tem 3,5 km de praias bem urbanizadas, com calçadão, ciclovia e barracas padronizadas. Com ótimas condições para banho, em qualquer fase das marés, a tranqüila Praia da Costa se tornou a mais requisitada da região. Nela, bem em frente ao mar, está situada a singela Capela de Nosso Senhor do Bonfim. A Ponta do Suape, porém, apresenta um mar bastante perigoso, mas rodeado por paisagens de rara beleza. De ambas, descortina-se belas vistas de Salvador e da Baía de Todos os Santos.

Praias de Mucuri

Praia da Costa Dourada
Distante apenas 5 km da divisa entre Bahia e Espírito Santo, esta praia semideserta tem, como principais características, um paredão de falésias e areias muito extensas que, na maré baixa, chegam à 30 m de largura. Seu acesso é dificultado não somente pela distância que possui em relação às cidades da região, mas também por um cinturão de Eucaliptos, que tomou o lugar da Mata Atlântica nativa. Alguns riachos recortam sua paisagem na parte interior. Já na praia, os muitos arrecifes formam belíssimas piscinas naturais, ideais para banho e mergulho. A infra-estrutura é pequena, com poucos bares, restaurantes e pousadas.

Praia da Jacutinga
Com uma grande extensão, areias largas e desertas, a Jacutinga foge um pouco das características presentes nas praias da região. De mar aberto, apresenta ondas fortes, ideais para a prática do surf. A vegetação predominante é a restinga, que se mistura com as pequenas casas de pescadores nativos.

Praia de Malvinas e Praia do Pôr-do-Sol
Praias vizinhas que apresentam traços similares. Suas águas são tranqüilas, mornas e esverdeadas, apresentando boas condições para banho, a qualquer hora. Na Praia do Pôr-do-Sol fica um dos únicos pontos de desova de tartarugas marinhas em todo o litoral sul da Bahia.

Praia do Centro
Praia central da Localidade de Mucuri apresenta águas mornas e tranqüilas, ideais para banho e prática de alguns esportes náuticos. Sua paisagem mescla coqueiros e algumas casas de veraneio. Localizada dentro da cidade, possui boa infra-estrutura, com inúmeras cabanas de praia, especializadas na culinária local.

Praia dos Lençóis da Velha
As areias brancas, que inspiraram o nome do local, compõem a paisagem junto com rochas, coqueirais e falésias. Estas últimas proporcionam um espetáculo à parte, já que apresentam várias camadas de diferentes cores em sua face.

Praia da Barra
Esta praia situa-se na margem direita do Rio Mucuri, litoral sul, início da Área de Proteção Ambiental da Costa Dourada. Apresenta areias planas, vegetação rasteira e mar bastante agitado, pelo fato de estar próxima à foz do rio. Não tem qualquer infra-estrutura, mas é ponto de partida para quem vai fazer trekking na Costa Dourada. Para alcançá-la, a maioria dos freqüentadores atravessa o rio de barco ou de canoa, sendo que o acesso mais fácil é feito a partir da cidade.

Praia dos Coqueiros
O rio das Ostras desemboca nessa praia, oferecendo uma deliciosa opção para o banho de água doce. O local é muito freqüentado por banhistas e pescadores. Estes últimos encontram na barreira de arrecifes, bem próxima às falésias, um quebra-mar natural, excelente para a pesca de arremesso. A praia dispõe de pequena infra-estrutura, com poucas barracas e restaurantes.

Praia do Riacho Doce
Seu nome justifica-se pela existência de um belo riacho com mesmo nome, que, além de oferecer boa opção para banho, assinala o fim do litoral baiano no sentido sul. Localiza-se em uma zona de praias praticamente desertas, que inclui a Praia do Sossego e a Costa Dourada. Marca o início da melhor rota de trekking costeiro do sul do estado, ideal para uma grande aventura, com camping selvagem.

Praias de Nilo Peçanha

Praia de Barra dos Carvalhos
O cenário é bastante pitoresco, incluindo não só a praia, mas também um povoado de mesmo nome. A economia local é baseada na extração de dendê, no artesanato e, sobretudo, na pesca. Suas águas mansas e mornas foram agraciadas com dezenas de espécies de peixes bem procurados, no entanto, o camarão é o grande destaque da localidade. A praia de areias planas possui 20 km de extensão, sendo limitada pelo Canal dos Patos, que separa a Ilha de Boipeba do continente. Com pequena infra-estrutura turística, Barra dos Carvalhos é ideal para o camping selvagem. .

Praias de Nova Viçosa

Praia da Barra
Localizada em frente à orla da cidade, tem como principal característica, o ancoradouro das embarcações locais. Suas águas mistas são resultantes do encontro do rio com o mar, apresentando-se tranqüilas para a prática de esportes náuticos. Oferece boa infra-estrutura, com pousadas instaladas na própria Avenida Oceânica, e inúmeras barracas especializadas em petiscos do mar.

Praia da Barra Velha
Praia praticamente virgem, que apresenta um cenário paradisíaco. Suas águas mansas e cristalinas são ótimas para a prática de inúmeros esportes náuticos. Por ser praticamente deserta, muitos visitantes praticam o nudismo em uma boa faixa de suas areias alvas. Na sua face sul, a paisagem muda um pouco, com a ocorrência de vastos manguezais.

Praia de Lugar Comum
Entre as mais procuradas do município, esta praia apresenta um mar de águas propícias para banho, em todos os períodos das marés. As areias largas, com búzios e alguns coqueiros ao fundo, contam com a presença de diversas barracas equipadas, que costumam funcionar, inclusive, durante a noite nas altas-estações.

Praia do Pontal
Durante a maré baixa surgem extensos bancos de areia separados por lagoas naturais. A Praia do Pontal apresenta um mar bastante calmo, mesclando em sua paisagem, coqueirais e areias bem alvas. Algumas frutas típicas crescem em abundancia no local, como pitanga e caju. O lugar conta com muitas barracas de praia, que proporcionam conforto aos visitantes, com banhos de água doce e deliciosos pratos regionais.

Praia de Sabacuí
Sua face norte está entre os maiores points da cidade, oferecendo boa infra-estrutura turística, com hotel fazenda, bares, restaurantes e um pequeno parque aquático. Ao sul, é quase deserta, com a presença de poucas casas de pescadores. Em toda a sua extensão, apresenta águas tranqüilas em qualquer fase da maré.

Praia do Pau Fincado
O seu mar de águas mornas e calmas proporciona banhos relaxantes em qualquer período das marés. Suas areias planas se distribuem por uma longa extensão, e têm instalados inúmeros quiosques que servem deliciosos pescados. Com uma boa infra-estrutura, o local ainda oferece belos artesanatos em madeira.

Praia da Costa do Atlântico
Suas águas possuem características diferentes em relação às da região, apresentando ondas fortes, principalmente durante a maré cheia. O local ainda é um bom pesqueiro de robalos e camarão, fato que trouxe para as suas redondezas apenas algumas casas de pescadores. Suas areias desertas são perfeitas para longas caminhadas, quando é possível contemplar a vegetação, que mistura restinga e mata nativa.

Praias de Porto Seguro

Praia de Barramares
Na praia, o grande ponto notável é a Barraca Barramares, point de grandes agitos na cidade. O local oferece a tradicional “lambaeróbica”; dança que, conforme o próprio nome sugere, mistura a sensualidade da lambada com as coreografias alucinantes da aeróbica. Esportes como o beach soccer e vôlei, além de boas quedas na banana-boat, fazem a alegria dos visitantes. À noite, são realizados luaus, com shows de voz e violão, ambientados com fogueiras e tochas até o mar. Oferece ônibus grátis no trecho até a praia. A infra-estrutura é das mais completas, com telefones, bancos e mini-shopping. No mar, que se encontra próximo a um manguezal, as condições de banho são boas a qualquer hora.

Praia de Cruzeiro
Apesar de sua localização central, é pouco procurada por turistas. Situada próxima à foz do Rio Buranhém, apresenta águas escurecidas, sendo utilizada principalmente para atracação dos saveiros turísticos da cidade. Por estar na frente da Passarela do Álcool, local de maior fluxo de visitantes, oferece boa infra-estrutura somente em suas imediações.

Praia de Mundaí
Enseada de águas calmas, mornas e transparentes, ideal para o mergulho, já que possui inúmeras piscinas naturais, que surgem durante a maré baixa. As areias de Mundaí são enfeitadas por muitas conchas e contam com diversas barracas de praia bem-equipadas.

Praia de Tacimirim
A praia se dispõe de forma sinuosa nos seus 950m de extensão. O mar, como na maioria das praias da região, é morno e bem tranqüilo, oferecendo boas condições para banho a qualquer hora do dia. Durante a vazante das marés, surgem inúmeras piscinas naturais, ideais para momentos relaxantes com toda a família. Nas suas areias alvas, existem boas barracas de praia especializadas no preparo de frutos do mar.

Praia do Espelho
O nome surgiu de um belo efeito que o mar causa, refletindo, como um espelho, a paisagem que margeia suas areias. Semideserta, é ideal para momentos de privacidade, sendo alcançada apenas à pé. Em sua extensão, esbanja primazia com falésias, piscinas naturais e alguns rios que deságuam no local, oferecendo alternativas excelentes para banho e pesca.

Praia de Taperapuã
Muito movimentada, tem algumas das barracas de praia mais badaladas da cidade, quadras de esportes e outros equipamentos de lazer para aluguel, como banana-jet e caiaques. Boa para banho com águas de ondas fracas, que formam piscinas naturais durante a maré baixa.

Praia da Pedra Grande
Dotada de uma excelente infra-estrutura, Pedra Grande é marcada por seus muitos arrecifes e rochas vestigiais presentes em sua costa; fato este que motivou seu nome. As águas são tranqüilas e cristalinas, tornando-se um palco perfeito para divertidos passeios de jet-ski e banana-boat.

Praias de Salinas da Margarida

Praia da Barra do Rio ItapicuruSalinas da Margarida encontra-se próxima à face oeste da Ilha de Itaparica, um local onde deságuam muitos rios. A Barra do Rio Itapicuru é uma das praias marítimo/fluviais mais procuradas desta região. Suas águas são mornas, calmas e bastante piscosas, favorecendo deliciosos banhos, passeios de caiaque e pesca de linha. Bem próxima de lá, está uma ótima opção para banho de água doce. Entre o mangue e as dunas locais está o “Cavalo Russo”, um córrego de águas limpas e transparentes. Praia da Encarnação Apresentando características semelhantes às das praias da região, a Praia da Encarnação tem, num mar morno e calmo, a sua principal marca. Sua paisagem agrega vastos manguezais, areias alvas e casas de veraneio. A pesca de siri com o “gereré” (armadilha local), além da procura na areia de alguns moluscos chamados de “chumbinhos” são excelentes diversões que podem gerar bons petiscos. Praia de Araçá Praia de águas mornas e tranqüilas, ideais para banho em qualquer período das marés. Bom local para pesca de linha e de “gereré”. Pode-se também dar um passeio para contemplar o rico ecossistema dos mangues, com diversas aves, ostras e espécies de crustáceos.

Praias de Salinas das Margaridas

Praia da Barra do Rio Itapicuru
Salinas da Margarida encontra-se próxima à face oeste da Ilha de Itaparica, um local onde deságuam muitos rios. A Barra do Rio Itapicuru é uma das praias marítimo/fluviais mais procuradas desta região. Suas águas são mornas, calmas e bastante piscosas, favorecendo deliciosos banhos, passeios de caiaque e pesca de linha. Bem próxima de lá, está uma ótima opção para banho de água doce. Entre o mangue e as dunas locais está o “Cavalo Russo”, um córrego de águas limpas e transparentes.

Praia da Encarnação
Apresentando características semelhantes às das praias da região, a Praia da Encarnação tem, num mar morno e calmo, a sua principal marca. Sua paisagem agrega vastos manguezais, areias alvas e casas de veraneio. A pesca de siri com o “gereré” (armadilha local), além da procura na areia de alguns moluscos chamados de “chumbinhos” são excelentes diversões que podem gerar bons petiscos.

Praia de Araçá
Praia de águas mornas e tranqüilas, ideais para banho em qualquer período das marés. Bom local para pesca de linha e de “gereré”. Pode-se também dar um passeio para contemplar o rico ecossistema dos mangues, com diversas aves, ostras e espécies de crustáceos.

Praias de Salvador

Praia do Botelho/ Ilha de Maré
Com areias semidesertas e águas bem mornas, a Praia do Botelho pode ser considerada uma síntese de toda a ilha. No local é comum a prática de mergulho e outros esportes náuticos, já que o mar apresenta-se sempre tranqüilo. Um bom restaurante, com píer próprio, atrai muitas escunas e embarcações turísticas ao local.

Praia das Neves | Ilha de Maré
Esta é a mais bem estruturada praia da Ilha de Maré. Seu mar, de águas mornas e sem ondas, é margeado por vastas areias, repletas de barracas especializadas em frutos do mar. O local é ideal para passeios de caiaque e jet-ski, além de mergulho, somente quando a ausência de ventos mantém seu mar cristalino. A igreja de Nossa Senhora de Santana, datada de 1552, é uma excelente dica de passeio.

Loreto | Ilha dos Frades
Praia de águas mansas, mornas e cristalinas, que mesmo estando próxima à refinaria local, se mantém preservada. As condições para banho são formidáveis em qualquer período das marés. No entanto, com a vazante, descortina-se uma grande e bela piscina natural, muito boa para o mergulho. Na parte sul, numa pequena enseada, fica a pitoresca Igreja de Nossa Senhora do Loreto, que também merece uma visita. Para estadia, a grande pedida é o camping selvagem, já que o local tem uma baixa infra-estrutura.

Paramana | Ilha dos Frades
Na parte central da ilha está situada esta bela praia de águas mornas e calmas. Durante a vazante da maré, surgem, no trecho próximo ao caís, belas piscinas naturais, consideradas excelentes para pesca de linha e mergulho. As areias são alvas e abrigam barracas especializadas no preparo de pescados. Rumo ao interior da Ilha, em meio aos focos preservados de Mata Atlântica, estão alguns riachos e cachoeiras, ideais para banhos de água doce.

Ponta de Nossa Senhora | Ilha dos Frades
Mais freqüentada e famosa dentre as praias da localidade, a Ponta de Nossa Senhora é o local perfeito para um dia em família. Sua praia sem ondas e de águas transparentes é ideal para o lazer das crianças e prática de esportes náuticos. Na areia, palco de outros esportes como o “frescobol”, existem boas barracas especializadas em mariscos.

Praia da Viração | Ilha dos Frades
Margeadas pela mata atlântica e por algumas formações rochosas, as areias desertas de Viração são mais procuradas pelos adeptos do nudismo. O mar apresenta as mesmas características em toda a região, possibilitando banhos deliciosos em qualquer fase da maré. Sem infra-estrutura, o local é ideal para passeios diários ou o camping selvagem.

São Tomé de Paripe
Situada no extremo sul do litoral de Salvador, esta praia, de águas mansas, torna-se o grande point da região nos finais de semana. A orla oferece bares e restaurantes especializados no preparo de frutos do mar. No local há um caís que liga a capital às Ilhas dos Frades e de Maré. Praias das redondezas estão inseridas em um projeto ambiental de despoluição, uma iniciativa tomada pela prefeitura da cidade.

Ribeira
Praia mais famosa da chamada “Cidade Baixa” (orla sul da cidade), a Ribeira ganhou notoriedade pela sua movimentada orla, repleta de bares e bons restaurantes. As areias são extensas e possuem muitas barracas de praia. A marca registrada do lugar é o seu sorvete, apontado como o mais tradicional e saboroso de Salvador. Durante os fins de semana, centenas de pessoas saem de outros extremos da cidade para se deliciarem no local, que oferece ainda uma disputada carne do sol com pirão de aipim.

Porto da Barra
Predileta entre os turistas, sobretudo por sua localização, o “Porto” ,como é conhecido o local, compreende uma pequena enseada 600 metros, com águas cristalinas e calmas durante a vazante. O local tem um traço peculiar, possuindo apenas uma barraca convencional e dezenas de vendedores autônomos de cerveja e petiscos. Sua paisagem lembra muito as praias do Rio de Janeiro, já que os visitantes se espalham nas areias ao invés de barracas. Mergulho, vôlei e frescobol são esportes bastante praticados no local, que é muito bem freqüentado, sobretudo durante a semana.

Farol da Barra
A praia mescla pontos de águas tranqüilas, com outros ideais para a pratica de surf. Não é tão procurada para banho quanto o Porto, mas apresenta águas mornas e cristalinas, que compõem uma bela paisagem. A riqueza arquitetônica é enorme, sediando, inclusive, o mais conhecido ponto turístico da cidade: o Farol da Barra.

Ondina
Em sua orla, os trios se despedem nos dias de carnaval. O mar geralmente se apresenta cristalino, proporcionando banhos e bons mergulhos durante a vazante, fase da maré em que surgem algumas piscinas naturais. As areias são pouco extensas, mas apresentam inúmeras barracas no trecho sul. Ao norte, no sentido Rio Vermelho, a ausência da barreira de corais faz com que as ondas penetrem com bom volume na enseada, permitindo um surf radical. Localizada em um bairro nobre, de mesmo nome, a sua região ainda inclui na parte interior: o Palácio do Governador, o Zoológico municipal e o Alto de Ondina, um famoso mirante natural.

Rio vermelho
Se o desejo for o de dar um mergulho no mar, deve-se procurar o único trecho despoluído desta área, conhecido popularmente como “Buracão”. No entanto, para curtir agitos, apreciar bons restaurantes e hotéis, e provar o melhor acarajé do mundo, o Rio vermelho, de fato, é o lugar. Conhecido como o “point da Boemia”, o local é palco da grande festa do dia 02 de fevereiro, data em que milhares de pessoas lotam toda a orla do local, para demonstrar uma impressionante devoção por Iemanjá, a “Rainha das águas”.

Amarilina
As areias extensas do local são palco de alguns esportes como o beach soccer e o vôlei de praia. O mar apresenta ondas fortes durante a maré alta, o que atrai alguns surfistas ao local. Nos dias de sol, quando as águas estão menos mexidas, surgem excelentes pontos de mergulho junto aos corais. Outro ponto notável em Amaralina é o famoso “Quiosque das baianas”, onde cerca de seis delas servem deliciosos acarajés durante todo o dia.

Pituba
Considerado impróprio para banho, o lugar costuma ser mais requisitada na sua parte interior, onde estão bons hotéis e restaurantes. O bairro, de mesmo nome, ainda detém a melhor infra-estrutura da cidade, contando com danceterias, fast-foods, shoppings e teatros. A sua orla foi reurbanizada, oferecendo no complexo do Jardim dos Namorados e no Parque Costa Azul, ciclovia, pista de cooper, anfiteatro, aparelhos para musculação e quadras poli-esportivas.

Jardim de Alah
Seu mar ocasionalmente encontra-se impróprio para banho, devido a sua proximidade com os emissários da Pituba. Sua marca registrada, no entanto, é um tapete de grama cercado por coqueiros. O detalhe é que ele fica sobre uma pequena falésia, funcionando como um mirante natural. Durante a alta estação, o local é palco do Projeto Verão Light, que oferece aulas de aeróbica, alongamento e ginástica para a comunidade. A praia tem extensas areias onde distribuem-se várias barracas e se pratica alguns esportes. As ondas são fortes e cavadas, oferecendo boas condições para o surf.

Armação
A praia mantém as mesmas características da vizinha, Jardim da Alah. Nas areias largas e alvas costuma haver a prática do vôlei de praia e do beach soccer. O calçadão que a margeia é um dos prediletos para o cooper e ciclismo. O mar é desaconselhado para banho em virtude da sua força, fato este que acaba atraindo os amantes do surf. Em sua orla, ainda foi erguido o Aeroclube Plaza Show, um complexo de entretenimento, com lojas, restaurantes, cinema, música, danceteria e total infra-estrutura.

Praia do Corsário
Considerada boa para banho durante a vazante das marés, já que suas águas apresentam-se mornas e com menos ondas. A direção do vento às vezes muda, fazendo surgir boas ondas para o surf no local. Suas areias, lotadas de cabanas de praia, são largas, privilegiando a prática do frescobol e do beach soccer.

Praia de Jaguaribe
Esta talvez esteja entre as três praias mais freqüentadas da orla de Salvador. Suas areias alvas são repletas de cabanas, especializadas no preparo de petiscos do mar. Existe um trecho, mais ao norte, sem barracas, onde tradicionalmente ocorrem partidas de futevôlei, beach soccer e frescobol. Jaguaribe também é um grande point dos jovens, muitos deles atraídos pelas boas ondas do local. Alguns campeonatos de surf, inclusive, são realizados em suas águas.

Piatã
Praia de mar aberto, com boas ondas para o surf, Piatã não difere muito das suas vizinhas. As águas mornas apresentam boas condições para banho, principalmente durante a maré baixa. Suas areias dispõem de alguns espaços para a prática de esportes, mas a maioria de sua extensão apresenta barracas de praia bem equipadas, ideais para aqueles que preferem sentar e apreciar alguns frutos do mar. O calçadão que margeia sua orla é bastante requisitado para caminhadas matinais e ciclismo.

Itapuã
Recanto predileto de algumas personalidades, como Juca Chaves e Calasans Neto, Itapuã alcançou fama internacional mesmo, com a famosa composição de Vinicius de Moraes: “Uma tarde em itapuã”. As areias contam com presença de coqueiros, formações rochosas e barracas bem equipadas, que servem ótimos pescados e pratos típicos. No local, ainda é possível saborear um delicioso acarajé junto a duas das “baianas” mais famosas da cidade: Cira e Deja. A dica é visitar as faixas de praia da Rua K e do Farol de Itapuã, já que estes trechos apresentam maior infra-estrura e piscinas naturais, excelentes para banhos em família.

Stella Maris
A praia está entre as mais badaladas do verão de salvador, já que conta barracas super equipadas, e especializadas no preparo de pratos e “drinks” típicos. Suas areias apresentam-se bem extensas durante a maré baixa, ocasião em que afloram arrecifes e piscinas naturais. O surf também é muito praticado, colocando o local na rota das principais competições regionais. A sua paisagem inclui, ainda, vastos coqueirais, vegetação de restinga e condomínios de alto luxo.

Praia do Flamengo
De sua vizinha Stella Maris até Ipitanga, praia já pertencente ao município de Lauro de Freitas, localiza-se uma faixa super badalada do litoral metropolitano. Dentro deste trecho, a Praia do Flamengo também conta com uma excelente infra-estrutura, que inclui algumas das melhores barracas de praia de toda a costa de Salvador, e inúmeros “vilages”, que podem ser alugados para temporadas. O mar apresenta trechos com arrecifes, que durante a vazante da maré formam piscinas naturais. O surf também é bastante praticado, já que ondas bem cavadas costumam surgir em alguns pontos.

Praia de Aleluia
Com apenas 500 metros de extensão, Aleluia se consolidou nos últimos anos, como o grande point da juventude bonita de Salvador. Seu formato segue o das praias cariocas mais tradicionais, com cangas e sombreiros nas areias, e sem qualquer barraca/restaurante. Apenas alguns vendedores de sanduíches naturais, acarajé, mariscos, bebidas e artesanato servem no local. Surf e frescobol são os esportes rotineiramente praticados, no entanto, a grande marca de Aleluia é o clássico desfile de corpos perfeitos em suas areias.

Praias de Santa Cruz Cabrália

Praia da Ponta de Santo Antônio
Semideserta, não oferece infra-estrutura turística, possuindo apenas uma barraca de petiscos, com banheiro e chuveiro. O mar, em toda sua extensão, apresenta águas pouco escurecidas e bastante calmas; propícias para banho em qualquer período das marés. As areias são margeadas por coqueiros e sítios de propriedade particular. O local é considerado muito bom para pesca.

Praia da Ponta do Santo
Suas areias alvas e semidesertas podem proporcionar momentos de muita privacidade para os casais apaixonados. O mar é calmo e morno, oferecendo boas condições para banho em qualquer período do dia. Margeando sua costa, encontra-se uma rica vegetação, que mescla coqueiros, dendezeiros e mata nativa.

Praia da Ponta Grande
O seu mar é muito calmo, graças à presença dos recifes de mesmo nome. Durante a vazante, surgem piscinas naturais belíssimas e o visitante pode cominhar tranquilamente por até 200 metros mar adentro. Possui algumas barracas bem equipadas, que disponibilizam caiaques, óculos de mergulho e a famosa banana-boat para aluguel.

Praia de Apuã
Urbana e com uma completa infra-estrura, a Praia de Apuã é bastante procurada por ser um dos principais pontos de embarque para os muitos passeios de barco na região. Hotéis, pousadas, restaurantes e um camping oferecem conforto ao visitante.

Praia de Arakakaí
Com ondas fortes, esta praia oferece alguns perigos para o banho. Surfistas, no entanto, procuram esta enseada de águas esverdeadas para as manobras radicais do esporte. Suas areias são estreitas, apresentando algumas barracas especializadas em petiscos e frutos do mar. Possui infra-estrutura turística.

Praia de Guaiú
Suas areias, praticamente desertas, beiram um povoado, ao norte, e sítios particulares em sua face sul. O mar apresenta águas mornas e calmas, propícias para banho em qualquer hora do dia. Piscinas naturais surgem na vazante e privilegiam a prática do mergulho livre. O local onde deságua o Rio Guaiú é um ótimo ponto para o banho de água doce e pesca de pitus. Oferece uma modesta estrutura turística.

Praia das Tartarugas
Possui areias claras e, em alguns trechos, mescla formações rochosas e manguezais. As suas águas são calmas devido aos recifes que formam piscinas naturais na maré baixa. O local é bom para banho, pesca, mergulho, caminhadas e passeios à cavalo. Entre os recifes do local, destaca-se o Itacimirim, ideal para mergulhos contemplativos.

Praia de Jacumã
Sua marca registrada está nas sombras de seu vasto coqueiral. A praia apresenta águas bem tranqüilas, além de extensas areias, excelentes para caminhadas e beach soccer. Oferece pequena infra-estrutura.

Praia de Lençóis
Com 3 km de extensão, esta praia tem, nas suas areias, um excelente palco para boas caminhadas. O mar apresenta-se num tom esverdeado, com ondas cavadas muito perigosas para banho. A sua profundidade também é um sinal de alerta, já que poderia perfeitamente atracar grandes embarcações. Oferece infra-estrutura turística.

Praia de Mutari
Entre as mais badaladas da região, Mutari faz sucesso principalmente pelo seu agradável mar, de águas mornas e tranqüilas. Na parte sul, encontra-se o rio de mesmo nome que, ao que se diz, possui muitas propriedades medicinais em suas águas. Foi neste rio, inclusive, que Cabral teria abastecido de água potável a sua caravana, em 1500. As areias, em toda a extensão da praia, são largas e contam com boas barracas. Oferece infra-estrutura turística.

Praia de Santo André
Os aficionados por turismo contemplativo têm, em Santo André, praia semideserta e paradisíaca, o local perfeito para um retiro relaxante. Dotada de uma superestrutura turística, a praia não oferece opções para grandes agitos, mas sua natureza ímpar pode ser na curtida na plenitude, regada ao conforto de excelentes hotéis e restaurantes internacionais. Em sua bela e principal enseada, a presença do Rio João de Tiba oferece opções de pesca, banho e esportes náuticos, possibilitados por uma extensa parede de corais, que isola a praia do mar aberto, deixando suas águas tranqüilas durante todo o dia. Numa de suas barracas, há uma passarela de madeira sobre o mangue, que possibilita ao visitante o contato com um dos mais ricos ecossistemas da região. Ao longo de sua extensão, a Praia de Santo André apresenta alguns ancoradouros, que recepcionam escunas turísticas e promovem visitas aos exuberantes Recifes Boqueirão; ponto de grande piscosidade, situado já em mar aberto.

Praias de Saubara

Praia de Cabuçu
Com águas mornas e calmas, apropriadas para a prática de esportes náuticos, como windsurfe, vela e canoagem, Cabuçu é um destino muito requisitado no verão. Como está situada num trecho próximo à Foz do Paraguaçu, suas águas mistas (mar e rio) são um verdadeiro berçário para varias espécies de crustáceos, peixes e mariscos. Passeios ecológicos de até 3km podem ser feitos circulando as belezas do lugar.

Praia de Bom Jesus dos Pobres
Próxima ao canal do Rio Paraguaçu, trecho de correntezas fortes, a praia exige cuidados para o banho em alguns trechos. A paisagem é marcada por manguezais e areias bastante extensas. Destaque para a Capela de Bom Jesus dos Pobres, do século XVII. A razoável infra-estrutura local inclui um luxuoso resort.

Praias de Sítio do Conde

Barra do Rio Itariri
As belezas do local serviram de cenário para o grande sucesso do cinema, “Tieta do Agreste”, de Cacá Diegues, baseado no romance de Jorge Amado. O longo trecho onde o mar se junta ao rio é o predileto entre os visitantes. As águas mornas e tranqüilas promovem banhos agradáveis para toda á família, além de apresentarem boas condições para a prática de esportes náuticos. Durante a vazante da maré, é possível atravessar a pé até o lado oposto do canal, onde ficam belas dunas e coqueiros. Com barracas, restaurante e camping, Itariri apresenta uma boa estrutura receptiva.

Praia das Poças
As muitas rochas próximas ás areias dificultam banhos com muita mobilidade. Em compensação, fazem com que a água fique retida, formando “banheiras” de águas bem quentes. No local, há um porto natural que ancora os barcos dos pescadores nativos, bastante solicitados para passeios na região. A praia possui areias estreitas e semidesertas, sem infra-estrutura turística.

Praia de Siribinha
Um pedacinho do paraíso cercado de areias alvas e banhado por águas mornas e tranqüilas. Esta é uma definição bem apropriada para Siribinha, local de beleza privilegiada, que durante a vazante das marés apresenta lindas dunas. Para percorrer suas curvas, “Bugres” podem ser alugados em toda a extensão da praia, oferecendo em roteiro opcional, uma aventura extasiante até a famosa Praia de Mangue Seco. Em suas extensas areias, Siribinha, apresenta os vestígios de um navio encalhado há alguns anos. Mesmo sendo deserta na maioria de seus trechos, a praia margeia um pequeno povoado, que oferece uma razoável infra-estrutura ao visitante.

Praia dos Artistas
Seu mar calmo e morno permite o banho em qualquer período das marés. As areias, marcadas por pequenas dunas e coqueiros, margeiam condomínios e sítios particulares. A infra-estrutura receptiva desta praia fica restrita ao trecho de acesso permitido á carros, com quiosques especializados no preparo de petiscos do mar. Fica localizada á 3km da Vila do Sítio do Conde.

Praias de Trancoso

Praia de Coqueiros
Sua paisagem é marcada por belas falésias e extensos coqueirais, traços marcantes de toda esta região. O mar apresenta piscinas naturais durante a maré baixa, favorecendo o mergulho livre. Em sua parte central, existem várias barracas bem equipadas, que oferecem petiscos e frutos do mar. Ao sul, um antigo píer, já destruído, tornou-se um excelente pesqueiro de robalo e carapeba.

Praia de Nativos
Localizada na bela Trancoso, lugar de incontáveis belezas e “points” muitos badalados, a Praia dos Nativos tem, na infra-estrutura, o seu maior diferencial em relação às suas vizinhas; não menos belas. É na sua face mais próxima à foz do Rio Trancoso que existem, além excelentes barracas de praia especializadas em frutos do mar, hotéis e resorts de nível internacional. O mar de águas esverdeadas se apresenta morno e calmo durante todas as fases da maré, favorecendo banhos extasiantes e momentos de muita paz e relaxamento. A presença de arrecifes, característica marcante de toda a região, promove o surgimento de lindas piscinas naturais, onde a família inteira pode se deliciar, mergulhando e conhecendo uma infinidade de espécies marinhas. Tanto na sua direção norte, quanto ao sul, o visitante terá, depois de belas caminhadas, a oportunidade de refrescar-se nos muitos riachos de água doce que cortam suas extensas areias. A paisagem da Praia dos Nativos revela toda a primazia da Costa do Descobrimento que, neste ponto, continua linda, tendo mudado muito pouco nos últimos 500 anos.

Praia de Itapororoca
Os arrecifes do local formam uma gigantesca piscina durante a vazante da maré. Um verdadeiro aquário natural, infestado de peixes multicoloridos e centenas de outras belas espécies. Num determinado trecho, as ondas batem numa pedra, provocando um pequeno “estrondo”. Este fato dá nome à praia, já que, em tupi, Itapororoca quer dizer “pedra estrondante”.

Praia do Nudismo
Como o próprio nome pressupõe, este é o destino ideal para aqueles que buscam sossego e uma total integração com a natureza. A praia foi uma das pioneiras em reservar sua extensão para este tipo de visitante. Muito da fama que Trancoso acumulou nos últimos anos está, inclusive, ligada ao nudismo, que tem, nesta bela faixa do litoral sul, toda a privacidade que os praticantes exigem. Isso sem contar com suas abundantes belezas naturais, que mesclam Mata Atlântica nativa, riachos cristalinos e piscinas naturais repletas de vida marinha. Mesmo procurada internacionalmente, ainda não oferece grande infra-estrutura.

Praia do Rio da Barra
Um rio de mesmo nome corta esta praia bem ao centro, dando ao visitante uma excelente opção para banho de água doce. Seu mar apresenta-se tranqüilo, oferecendo também deliciosos banhos em qualquer período do dia. Do seu centro ao sul, as areias, mescladas às formações rochosas, ganham a companhia de magníficas falésias. Já ao norte, o “paredão” e os coqueirais cedem espaço a um vasto manguezal. O local, de razoável infra-estrutura, também é considerado bom para a pesca.

Praias de Una

Praia da Ilha de Comandatuba
Em seus 17 km de costa, a ilha oferece inúmeros pontos bons para banho, surf e outros esportes náuticos. A área, uma antiga fazenda cocos, hoje apresenta uma completa infra-estrutura, incluindo, um moderno resort com campo de golfe, centro de esportes náuticos e barracas de praia bem equipadas. No sul da ilha está uma saudável e divertida atração. Muitas celebridades, como Xuxa e o ator Harrison Ford, já cederam aos apelos dos deliciosos banhos de lama medicinal, tomados em alguns poços no meio do manguezal.

Praia da Ilha do desejo
Esta praia também poderia se chamar sossego, em virtude de suas belezas e da paz que sua paisagem transmite. Em toda sua extensão apresenta um mar morno e calmo, excelente para banhos em qualquer fase da maré. Seu maior destaque, no entanto, fica ao sul, parte mais deserta, onde os praticantes do naturismo têm uma excelente opção de banho doce ou pesca, na foz do Rio Acuípe. A praia conta com uma razoável infra-estrutura turística.

Praia de Acuípe
Sua paisagem traz o rio de mesmo nome, excelente opção para banho e pesca. O seu mar, às vezes, apresenta-se com ausência total de ondas, favorecendo, em máximo contento, a prática de esportes náuticos como o caiaque e jet-ski. Suas extensas areias semidesertas são perfeitas para boas caminhadas.

Itapororoca
Suas extensas areias desertas margeiam um mar bem calmo, de ondas fracas e tom esverdeado. Ao fundo, um cinturão de coqueiros mistura-se a focos intocados de mata nativa, favorecendo a atmosfera de paz do lugar. Para os adeptos do camping selvagem, o acesso pela mata pode ser uma oportunidade imperdível para contemplar a rica biodiversidade da Costa do Cacau.

Praia de Una
Maior paraíso ecológico da região, cercada por um mar esverdeado, coqueiros e Mata Atlântica intocada, a Praia de Una é o destino perfeito para os amantes da natureza e do turismo contemplativo. Suas águas também são mornas e calmas, perfeitas para banhos em família. Na sua parte interior, está a bem conservada Igreja de São Sebastião, construída por jesuítas durante o período colonial.

Praia de Serra Grande
A praia mescla pontos bons para banho, com outros trechos bem procurados para o surf. Um imenso paredão de coqueiros se destaca na paisagem, já que avança centenas de metros para dentro do continente. Durante a maré baixa, as águas recuam e as areias podem ser desbravadas até por veículos sem tração. Na sua face norte, o cenário é marcado por um destacado monte; no sul, belos córregos cristalinos cortam suas areias, provocando um belo efeito. O local é muito bom para pesca e camping, apresentando uma razoável estrutura receptiva.

Praias de Valença

Praia de Guaibim - Muito procurada e badalada, Guaibim tornou-se, ao longo dos anos, o grande point do surf na região. O mar de águas mornas é bom para banho durante a vazante das marés, já que costuma apresentar fortes ondas de repuxo durante a cheia. Suas areias são margeadas por coqueiros, resquícios de mata nativa e algumas barracas bem equipadas para servir os visitantes. No final da parte norte, encontra-se a foz do rio Jiquiriça, um local excelente para o banho de água doce, pesca e esportes náuticos. Guaibim oferece uma completa infra-estrutura, incluindo salva-vidas em toda sua costa.

 Ponta do Curral – Praticamente uma continuação de Guaibim no sentido sul, esta praia de areias desertas é a opção mais indicada para aqueles que primam por tranqüilidade. Local exato do desembarque das primeiras cabeças de gado chegadas ao Brasil, a praia é de areias alvas, cortadas por inúmeros córregos e enfeitadas por coqueiros e Mata Atlântica nativa. Em sua face sul, fica a ponta da praia, às margens do Canal de Taperoá, que separa a Ilha de Tinharé (Morro de São Paulo) do continente. Deste ponto, descortina-se uma bela paisagem da região, que inclui o majestoso Farol do Morro. O mar é perigoso durante a maré alta, apresentando pontos ótimos para o surf. Para percorrer suas belezas, o passeio de besouro (trator) é a melhor pedida.

Praias de Vera Cruz

Mar grande
Cidade/sede da Ilha de Itaparica, Mar Grande, quando o assunto é praia, se divide entre as duas enseadas de águas mornas e tranqüilas de sua orla. O local apresenta excelentes condições para banho e prática de esportes náuticos, oferecendo também boas barracas de praia, especializadas em pratos típicos. Sua infra-estrutura ainda inclui um bom numero de bares, restaurantes e pousadas. Nas noites de verão, Mar Grande transforma-se num point de muitos jovens.

Penha
Pequena enseada de águas mornas e tranqüilas, ideais para banhos em família ou mergulho de baixa profundidade. Em sua parte norte, porém, o quebra-mar apresenta uma falha, permitindo que boas ondas penetrem para deleite dos surfistas. As areias, margeadas por coqueiros, não apresentam as tradicionais barracas do litoral baiano. A paisagem local se completa com as grandes casas de veraneio, já que as areias são contornadas pelo maior condomínio de luxo da ilha.

Conceição, Barra do Gil e Barra do Pote
Praias vizinhas e de características parecidas. Estão entre as mais habitadas de toda a ilha, contando com supermercados, farmácias e um bom comércio. Na praia, um extenso quebra mar repele a força das águas, tornando o mar próprio para o banho durante todas as fases da maré. Para um programa em família é ideal, já que as areias extensas são boas para a prática de esportes e na água, durante a vazante, aparecem piscinas naturais bem quentinhas para deleite das crianças.

Tairú
À beira de um vilarejo e de alguns condomínios, está situado esse pequeno pedaço do paraíso. As areias são límpidas e extensas, ideais para o beach soccer e frescobol. O traço mais marcante em Tairú são as piscinas naturais de água quente, que proporcionam deliciosos banhos em meio a peixes multicoloridos. Durante a vazante, as crianças podem brincar sossegadas, enquanto que os casais, podem procurar as piscinas mais distantes da costa para viver momentos mágicos. Nas areias, inúmeras barracas especializadas, preparam deliciosos petiscos do mar, pescados ali mesmo. Oferece boa infra-estrutura turística, embora o lugar seja bom para o camping selvagem.

Berlinque e Aratuba
Praias vizinhas, situadas no sul da Ilha de Itaparica. O mar, durante a maré baixa, apresenta um extenso tapete de arrecifes, perfeitos para o mergulho de baixa profundidade. Berlinque é melhor para banho, já que suas águas apresentam-se mornas e calmas em qualquer período das marés. Já à noite, Aratuba transforma-se no grande point da Ilha, promovendo um verdadeiro carnaval a céu aberto, com barracas de drinks, música e muitos jovens. Ambas possuem cabanas que oferecem pratos típicos e banho de água doce.

Cacha-Pregos
Praia urbana situada no extremo sul da ilha, que apresenta uma das noites mais movimentadas. São inúmeros bares, baianas de acarajé e festas no largo, que promovem total animação para os visitantes. De mar aberto, apresenta além de boas condições para banho, uma excelente piscosidade, com ocorrência de espécies como o bagre e a cavala.

Praias do Morro de São Paulo

Primeira Praia
Uma bela enseada rodeada por muitas casas de veraneio. Como o próprio nome pressupõe, é ela quem marca o início da orla do lugar, localizando-se bem próxima à vila do Morro. A paisagem é linda, incluindo um mar de águas claras e calmas, excelente para o mergulho. De um belo penhasco, bem próximo, é possível fazer descidas emocionantes de uma tirolesa.

Segunda Praia
Saindo da primeira praia e subindo uma escadaria, o visitante se depara com um dos mais belos cartões postais do Morro: a Segunda Praia. É nela que se realizam os principais eventos locais, já que está localizada bem próxima à vila e conta com uma boa infra-estrutura. Durante os dias de verão, principalmente, as areias ficam tomadas de turistas, que desfrutam de boas barracas de praia e deliciosos banhos nesta bela enseada de águas cristalinas. No seu lado direito, existe uma pequena península com grandes pedras, que proporcionam boas pescarias, de linha ou mergulho. Em outro ponto, o surf também pode ser praticado.

Terceira Praia
Considerada um bom ponto de mergulho, esta enseada de 800 metros de extensão é também um dos locais mais procurados pelos visitantes. Suas águas são muito tranqüilas e, durante a vazante da maré, apresentam várias piscinas naturais. Com barracas bem equipadas, especializadas na culinária típica, além de boas pousadas, o turista terá, neste belo local, total conforto para curtir as belezas do Morro de São Paulo.

Quarta Praia
Pela distância a que se encontra da sede do Morro, esta praia é a preferida pelos adeptos do naturismo, já que, em quase todos os seus 10 km, é semideserta. O mar é excelente para banho em todas as fases da maré, já o mergulho é praticado em melhores condições durante a vazante. A bela paisagem local é marcada pela densa vegetação nativa, vastos coqueirais e um grande manguezal, localizado na sua face sul.

Praia do Encanto ou Quinta Praia
Na paradisíaca Ilha de Tinharé, área que compreende o famoso Morro de São Paulo, um local vem conquistando a atenção de muitos visitantes e o interesse de alguns empreendimentos turísticos. Por ser uma das mais isoladas entre as seis existentes no “Morro”, a Praia do Encanto tem, como seu maior expoente, a harmonia de sua bela paisagem, que mescla Mata Atlântica nativa, coqueirais, areias bem finas e vastos manguezais, praticamente sem casas e outras edificações. Seu mar reflete o clima pitoresco do lugar, já que suas águas, em qualquer período das marés, apresentam-se calmas e cristalinas, perfeitas para banhos relaxantes em família e para a prática de esportes náuticos. Durante a vazante surgem, ainda, extensos bancos de areia, permitindo longas caminhadas mar adentro e momentos de total deleite dentro das lagoas que se formam, represando águas bem mornas. Ao lado de sua vizinha, a não menos encantadora Praia de Guarapuá, tem seu acesso dificultado pela distância que a separa da sede do Morro de São Paulo. Para chegar, pode-se fazer o percurso à pé ou optar pelo passeio de besouro, um pequeno trator muito popular na região.

Gamboa do Morro
O local possui esse nome por estar bem próximo ao Morro, dividindo com ele o território da bela Ilha de Tinharé. A Gamboa, como é mais conhecida, possui uma vila bem movimentada, com comércio e boa infra-estrutura. Sua praia possui águas mansas e apropriadas para vários esportes náuticos. No caminho para o Morro, é fácil notar a presença de várias falésias, esculpidas pelos ventos e pelo mar ao longo dos anos.

Praia de Guarapuá
Pouco procurada talvez pela dificuldade em seu acesso, é considerada a mais bela praia da Ilha de Tinharé. Trata-se de uma linda enseada de águas transparentes e mornas, propícias para banho e esportes náuticos, sobretudo o mergulho. As piscinas naturais aqui dividem as atenções com extensos bancos de areias, que permitem, durante a vazante da maré, longas caminhadas para longe da costa. Os coqueirais da região, aqui, se apresentam ainda mais densos, dando um efeito bonito à paisagem. O local oferece, ainda, uma boa infra-estrutura turística.

Bahia.com.br
Copyleft 2014